Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Conselho Estadual realiza capacitações em Joaçaba e Caçador sobre inclusão e acessibilidade

Durante os encontros, foram debatidos temas como acessibilidade, inclusão social e o combate ao capacitismo

Os representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) promoveram formações educativas em Joaçaba e Caçador. A iniciativa visa explicar a relevância dos Conselhos Municipais na efetivação das políticas públicas para pessoas com deficiência.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os encontros enfatizaram a exigência da acessibilidade, a participação e inclusão social, além da conscientização contra o capacitismo.

Publicidade

Estiveram presentes o vice‑presidente Jairton Fabeni Domingos e o secretário executivo Alexandre Belino, que abordaram esses temas de forma clara e técnica.

A atuação do Conede/SC inclui acompanhamento dos conselhos municipais, apoio técnico e incentivo à criação de novos órgãos. Esse trabalho fortalece a inclusão e mobiliza a sociedade civil a integrar essas instâncias estratégicas.

“Todo esse trabalho é fundamental para aprimorar as políticas públicas da pessoa com deficiência em Santa Catarina e fortalecer os conselhos municipais”, destaca Alexandre Belino.

O Conede/SC funciona como órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). Ele possui caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com composição paritária entre Governo e sociedade civil.

Suas atribuições incluem formular e acompanhar políticas públicas, supervisionar orçamentos e promover campanhas pela inclusão.

Além disso, o Conede/SC agora integra o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), conquistando cadeira para o novo triênio. Isso reforça a representatividade catarinense nas decisões nacionais sobre direitos das pessoas com deficiência.

O presidente Paulo Sukdóvski celebrou o protagonismo retomado no cenário nacional.

Essas iniciativas garantem maior efetividade na promoção da igualdade, proteção especial e inclusão plena das pessoas com deficiência nas esferas sociais, políticas, culturais e econômicas.

O Conede/SC segue consolidando sua presença ativa no estado, apoiando conselhos locais e fortalecendo o sistema inclusivo em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ação Bota Fora chega ao bairro De Carli neste sábado para combater a dengue

A Ação Bota Fora será realizada neste sábado (21)...

Bebê nasce dentro de carro em movimento em Blumenau

Um parto que estava previsto para ocorrer no hospital...

Salto Veloso registra 12 focos do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Salto Veloso intensifica...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Outros Tópicos Interessantes