Os representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede/SC) promoveram formações educativas em Joaçaba e Caçador. A iniciativa visa explicar a relevância dos Conselhos Municipais na efetivação das políticas públicas para pessoas com deficiência.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os encontros enfatizaram a exigência da acessibilidade, a participação e inclusão social, além da conscientização contra o capacitismo.
Estiveram presentes o vice‑presidente Jairton Fabeni Domingos e o secretário executivo Alexandre Belino, que abordaram esses temas de forma clara e técnica.
A atuação do Conede/SC inclui acompanhamento dos conselhos municipais, apoio técnico e incentivo à criação de novos órgãos. Esse trabalho fortalece a inclusão e mobiliza a sociedade civil a integrar essas instâncias estratégicas.
“Todo esse trabalho é fundamental para aprimorar as políticas públicas da pessoa com deficiência em Santa Catarina e fortalecer os conselhos municipais”, destaca Alexandre Belino.
Veja também
Dois jovens são presos com mais de meio quilo de maconha em cidade do Meio-Oeste
Festival Dance Joaçaba começa nesta sexta com entrada gratuita
O Conede/SC funciona como órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). Ele possui caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com composição paritária entre Governo e sociedade civil.
Suas atribuições incluem formular e acompanhar políticas públicas, supervisionar orçamentos e promover campanhas pela inclusão.
Além disso, o Conede/SC agora integra o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), conquistando cadeira para o novo triênio. Isso reforça a representatividade catarinense nas decisões nacionais sobre direitos das pessoas com deficiência.
O presidente Paulo Sukdóvski celebrou o protagonismo retomado no cenário nacional.
Essas iniciativas garantem maior efetividade na promoção da igualdade, proteção especial e inclusão plena das pessoas com deficiência nas esferas sociais, políticas, culturais e econômicas.
O Conede/SC segue consolidando sua presença ativa no estado, apoiando conselhos locais e fortalecendo o sistema inclusivo em Santa Catarina.