Ícone do site PortalRBV

Dengue: Videira se mobiliza para combater o mosquito

Dengue Videira se mobiliza para combater o mosquito

Foto: Assessoria de Comunicação

Dengue: Videira está se mobilizando para combater o mosquito Aedes aegypti, a exemplo dos municípios que estão tentando controlar a gravidade em que se encontra o Estado de Santa Catarina por conta da epidemia da doença. O mosquito Aedes aegypti já provocou 16 mortes devido à dengue em 2024 e Santa Catarina está em situação de emergência. A disponibilidade de vacinas ainda é pequena e há baixa adesão da população.

Na cidade de Videira, Meio-Oeste catarinense, agentes de saúde vêm atuando com o objetivo de conscientizar a população para a importância da prevenção e combate ao mosquito. Em Videira, somente em 2024, já foram notificados 34 casos de dengue, todos importados, e mais de 20 focos do mosquito Aedes aegypti.

A Secretária de Saúde de Videira, Ivanice Ângela Peccin, orienta a população, especialmente aqueles que viajam para lugares endêmicos. Ela enfatiza que a transmissão da dengue ocorre pelo mosquito, não de pessoa para pessoa, e destaca a importância de evitar a criação do mosquito.

Veja também

Dia D Nacional de Combate à Dengue em Macieira

Dengue e Covid em alta desafiam sistema de saúde em SC

Canoinhas registra caso de chikungunya e seis de dengue

A secretária alerta sobre a infestação especialmente na área do bairro Vila Verde devido à repetição de focos e pede à população para evitar o acúmulo de água, virar potes, usar cloro e eliminar locais propícios para a reprodução do mosquito. Ela destaca que mesmo no inverno, os ovos podem permanecer e eclodir no próximo verão.

Recentemente, a Vigilância Epidemiológica realizou um trabalho de orientação e prevenção durante a Expo Videira 2024. No dia da conscientização contra a dengue em Santa Catarina, em 2 de março, a Secretaria de Saúde promoveu uma ação de conscientização com distribuição de panfletos pelo parque da SER BRF. 

Ivanice enfatiza que a conscientização individual é fundamental para a resposta coletiva, e qualquer sintoma de dengue deve ser primeiro relatado nos postos de saúde para evitar sobrecarga nos serviços de emergência, principalmente no hospital.

Sair da versão mobile