Foto: Divulgação/Hecad
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, realizou com êxito a separação das gêmeas siamesas Kiraz e Aruna, de 1 ano e 6 meses, naturais de Igaraçu do Tietê, interior de São Paulo. O procedimento, um dos mais complexos da história do hospital, durou 19 horas e envolveu mais de 60 profissionais de diversas especialidades.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As irmãs nasceram unidas pelo abdômen, tórax e bacia, configurando o raro caso de esquiópagas triplas, em que compartilham ossos e órgãos vitais.
O cirurgião pediátrico Zacharias Calil, responsável por 23 separações de siameses, liderou a equipe. Ele destacou a complexidade do caso, afirmando que “foi um dos procedimentos mais complexos da minha carreira”.
A preparação para a cirurgia iniciou mais de um ano antes, com a colocação de expansores de pele para estimular o crescimento da pele necessária para o fechamento das áreas após a separação.
Além disso, as meninas passaram por acompanhamento clínico contínuo, incluindo consultas quinzenais e visitas semanais ao hospital, onde também tiveram seu esquema vacinal reforçado.
Após a cirurgia, Kiraz e Aruna foram encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanecem sob ventilação mecânica e dieta zero.
O estado geral é estável, e a equipe multiprofissional continua o acompanhamento atento durante o pós-operatório, considerado uma fase crítica que requer monitoramento contínuo.
Nossas Redes Sociais
Representantes do Poder Legislativo de Videira viajaram até Florianópolis para cumprir uma agenda importante com…
O Papa Leão XIV confirmou nesta segunda-feira (12) que está em preparação sua viagem a…
A Prefeitura de Caçador inaugurou uma nova base de segurança no maior bairro do município,…
Assim como o IPVA e as matrículas escolares, o IPTU 2025 marca o início do…
A cidade de Videira se destacou durante o 2º Encontro das Salas do Empreendedor da…
This website uses cookies.