Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Governo de SC amplia decreto de situação de emergência na rede hospitalar

O novo decreto nº 182 de 16 de junho de 2023, passou a vigorar na última sexta e contempla seis unidades hospitalares de Santa Catarina

O governo de Santa Catarina alterou o decreto nº 80, de 20 de março de 2023, que trata sobre a situação de emergência de saúde pública em toda a rede hospitalar do Estado. O novo decreto nº 182 passou a vigorar na última sexta-feira (16) e contempla seis unidades hospitalares.

A nova medida surgiu pela preocupação da elevada taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatais, pediátricos e adultos. Ainda, segundo o governo, a condição tem se agravado ainda mais por causa das síndromes respiratórias e pela dengue nos hospitais catarinenses.

Decreto propõe melhorias em seis hospitais de Santa Catarina
No Estado, de acordo com o decreto nº 182, seis unidades hospitalares catarinenses que ficam na Grande Florianópolis seguem em situação preocupante de emergência. Na região, a Maternidade Carmela Dutra, o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina e os hospitais Infantil Joana de Gusmão, Regional de São José, Governador Celso Ramos e Santa Teresa fazem parte do decreto.

Publicidade

Segundo o governo do Estado, a nova medida também garantirá o atendimento e a continuidade das melhorias estruturais nestes hospitais. Entre as melhorias propostas estão as adequações das infraestruturas prediais e os sistemas das redes de gases medicinais (oxigênio), além disso, o decreto estabelece restruturação das instalações elétricas, hidrosanitárias e de climatização.

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Santa Catarina é de 93,03%. O órgão aponta que no momento, existem cerca de 85 leitos de UTIs disponíveis no Estado. A região da Grande Florianópolis, por exemplo, a taxa de ocupação ultrapassa os 97%.

Foto: SES/Divulgação

A secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmem Zanotto, ressalta a importância deste novo decreto. “As unidades têm apresentado sérios problemas estruturais e de manutenção, e também necessidade de ampliação de serviços e contratação de pessoal devido à alta demanda de atendimento”, ressalta.

A secretária explica ainda que o decreto irá agilizar a contratação de serviço, a aquisição de itens de reparo e obra de ampliação, e o custeio de medidas necessárias para recuperar, responder e restabelecer a normalidade da prestação dos serviços essenciais e de prevenção, controle e de contenção de riscos de danos e de agravos à saúde da população.

Outra medida adotada para a situação preocupante da saúde no Estado
Com uma taxa de ocupação de leitos de UTI preocupante em Santa Catarina, chegando a 99% de lotação, o governo estadual e a Secretaria de Estado da Saúde assinaram, no dia 29 de maio, a abertura de 30 novos leitos de UTI para o Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque, no Vale do Itajaí.

Os 30 leitos disponibilizados serão divididos em dez para a UTI adulto, dez de UTI pediátrico e dez leitos para a UTI neonatal.

Fonte:
ND+

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Castelo de pedras construído por pai e filho encanta cidade de SC

Uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina abriga...

Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos

O influenciador digital Henrique Maderite morreu aos 50 anos...

Bairro Nossa Senhora Salete ganhará nova praça

A Nova praça do bairro Nossa Senhora Salete está...

Comércio de Caçador atende em horário especial neste sábado

O comércio de Caçador atende em horário estendido até...

Caçadorense é vice-campeã estadual em prêmio de educação inovadora

A caçadorense Daiane Xumadelo conquistou o segundo lugar na...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Forte temporal com granizo assusta moradores de Videira e Iomerê

O município de Videira e Iomerê enfrentaram um...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Outros Tópicos Interessantes