Saúde

Governo de SC amplia decreto de situação de emergência na rede hospitalar

O governo de Santa Catarina alterou o decreto nº 80, de 20 de março de 2023, que trata sobre a situação de emergência de saúde pública em toda a rede hospitalar do Estado. O novo decreto nº 182 passou a vigorar na última sexta-feira (16) e contempla seis unidades hospitalares.

A nova medida surgiu pela preocupação da elevada taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatais, pediátricos e adultos. Ainda, segundo o governo, a condição tem se agravado ainda mais por causa das síndromes respiratórias e pela dengue nos hospitais catarinenses.

Decreto propõe melhorias em seis hospitais de Santa Catarina
No Estado, de acordo com o decreto nº 182, seis unidades hospitalares catarinenses que ficam na Grande Florianópolis seguem em situação preocupante de emergência. Na região, a Maternidade Carmela Dutra, o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina e os hospitais Infantil Joana de Gusmão, Regional de São José, Governador Celso Ramos e Santa Teresa fazem parte do decreto.

Segundo o governo do Estado, a nova medida também garantirá o atendimento e a continuidade das melhorias estruturais nestes hospitais. Entre as melhorias propostas estão as adequações das infraestruturas prediais e os sistemas das redes de gases medicinais (oxigênio), além disso, o decreto estabelece restruturação das instalações elétricas, hidrosanitárias e de climatização.

Conforme dados da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Santa Catarina é de 93,03%. O órgão aponta que no momento, existem cerca de 85 leitos de UTIs disponíveis no Estado. A região da Grande Florianópolis, por exemplo, a taxa de ocupação ultrapassa os 97%.

Foto: SES/Divulgação

A secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmem Zanotto, ressalta a importância deste novo decreto. “As unidades têm apresentado sérios problemas estruturais e de manutenção, e também necessidade de ampliação de serviços e contratação de pessoal devido à alta demanda de atendimento”, ressalta.

A secretária explica ainda que o decreto irá agilizar a contratação de serviço, a aquisição de itens de reparo e obra de ampliação, e o custeio de medidas necessárias para recuperar, responder e restabelecer a normalidade da prestação dos serviços essenciais e de prevenção, controle e de contenção de riscos de danos e de agravos à saúde da população.

Outra medida adotada para a situação preocupante da saúde no Estado
Com uma taxa de ocupação de leitos de UTI preocupante em Santa Catarina, chegando a 99% de lotação, o governo estadual e a Secretaria de Estado da Saúde assinaram, no dia 29 de maio, a abertura de 30 novos leitos de UTI para o Hospital e Maternidade Imigrantes, em Brusque, no Vale do Itajaí.

Os 30 leitos disponibilizados serão divididos em dez para a UTI adulto, dez de UTI pediátrico e dez leitos para a UTI neonatal.

fabianotrindade

Recent Posts

Empresário de Caçador sai ileso de grave acidente

O empresário de Caçador, Jovelci Domingos Gomes, e seu filho, saíram praticamente ilesos de um…

22 minutos ago

Como fazer a espada de São Jorge crescer rápido e com folhas firmes

A espada de São Jorge, também conhecida como Sansevieria trifasciata, é uma das plantas mais…

44 minutos ago

Como recuperar uma begônia asa-de-anjo murcha e trazer de volta sua beleza

A begônia asa-de-anjo é uma das plantas ornamentais mais queridas por quem cultiva em casa.…

44 minutos ago

Videira conquista 3 ouros e avança para a etapa estadual dos JASTI

Na última quinta-feira (03), as equipes de Videira brilharam na Etapa Microrregional dos Jogos Abertos…

49 minutos ago

Epagri foca em novo ciclo de avanços para a fruticultura

Atividade essencial para a economia de dezenas de municípios catarinenses, a fruticultura tem recebido atenção…

53 minutos ago

Novos conselheiros tutelares de Rio das Antas tomam posse

Na terça-feira (08) ocorreu a cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares eleitos no domingo…

2 horas ago

This website uses cookies.