Rádios RBV

Governo Federal lança programa em defesa das vacinas e de combate à desinformação

Iniciativa inédita interministerial com foco na valorização da ciência promoverá informações confiáveis sobre vacinação, além de ações educativas e voltadas a responsabilização

Fonte:
Ministério da Saúde

O Governo Federal lançou, nesta terça-feira (24), o programa Saúde com Ciência, uma iniciativa inédita em defesa da vacinação e voltada ao enfrentamento da desinformação. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. Sem dúvida a propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização.

A estratégia interministerial é coordenada pelo Ministério da Saúde e pela Secretária de Comunicação Social da Presidência da República, com a parceria dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Ciência e Tecnologia e Inovação, bem como a Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU), garantindo atuação em diferentes frentes.

Com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico, o Saúde com Ciência é composto por cinco pilares, que envolvem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. Além disso, o programa prevê ainda ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de desinformação em saúde de maneira preventiva.

Assim, a partir do acompanhamento e análise de fontes de dados relevantes de disseminação de informações falsas no ambiente digital, a meta é desenvolver ações para reduzir e mitigar o efeito negativo desses conteúdos que prejudicam a confiança da população na segurança das vacinas e que impactaram significativamente nas ações promovidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nos últimos anos.

Acesso às informações

Alertas e análises sobre desinformações identificadas serão publicados no portal do Saúde com Ciência, redes sociais do Governo Federal e em plataformas de mensagens, como WhatsApp. Pelo www.gov.br/saudecomciencia, a população brasileira terá disponível informações confiáveis sobre vacinação e as fake news que circulam na internet. Dessa forma, esses conteúdos podem ser facilmente compartilhados pela audiência, criando uma rede de informações confiáveis.

Será possível também, por meio de um formulário, enviar informações duvidosas para que a equipe do Ministério da Saúde possa responder em seus canais. O site traz ainda um passo a passo sobre como cada um pode denunciar, nos canais oficiais das plataformas digitais, os conteúdos enganosos, contribuindo assim para reduzir a sua disseminação na internet.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Réu é julgado por assassinar motorista em frente à universidade

A Justiça julga nesta sexta-feira (4), no Fórum da...

Planetário itinerante leva ciência e astronomia a Iomerê

Uma jornada pelo conhecimento está prestes a chegar a...

Videira realiza a tradicional Feira do Peixe Vivo de 15 a 17 de abril

A Feira do Peixe Vivo, evento tradicional de Videira,...

Aberto o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)...

Mais de 15 grandes empresas estão sob investigação da Controladoria-Geral do Estado em SC

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) está conduzindo uma investigação...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina amanhece com nebulosidade e chuva fraca

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

“Foi um acidente. Não tem como culpar ninguém”, diz jovem sobrevivente de colisão

Ainda internado no Hospital Maicé, em Caçador, Emerson de...

Jorginho Mello propõe que SC assuma a gestão da BR-282

O governador Jorginho Mello propôs ao Governo Federal a...

Outros Tópicos Interessantes