O Hemosc está enfrentando uma situação crítica, com baixa nos estoques de sangue e está precisando de doações urgente. Apesar de um aumento de 3,4% nas doações de sangue entre 2022 e 2023, a demanda por transfusões cresceu 6% no mesmo período, criando um descompasso entre oferta e necessidade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, os tipos sanguíneos A e O positivo estão com níveis reduzidos, enquanto os tipos A, O e B negativo encontram-se em estado de alerta. Essa realidade reforça a urgência de mais doações para garantir que as necessidades dos hospitais e clínicas de Santa Catarina sejam atendidas.
A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, destaca que, além do aumento das solicitações de transfusões, fatores como as condições climáticas também afetam diretamente o número de doadores. “Os estoques tendem a cair durante os períodos de chuva, o que agrava ainda mais a situação”, alerta Carsten.
Para reverter esse cenário, o Hemosc está convocando a população a doar sangue em um dos hemocentros localizados em Blumenau, Joinville, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba e Chapecó, ou nas Unidades de Coleta em Jaraguá do Sul e Tubarão.
Veja também
Great Place to Work 2024: conheça as melhores empresas de SC
Técnico de enfermagem é condenado por tentar matar esposa na UTI
Guardas Municipais de Caçador salvam bebê engasgado
Atualmente, o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) é responsável por 99% da coleta e distribuição de sangue no estado de Santa Catarina. Patrícia Carsten lembra ainda que o sangue não possui substituto e não pode ser comprado. “A única fonte é a doação de uma pessoal saudável para outra pessoas que está precisando. A doação de sangue é um seguro de cidadani e generosidade, que de fato salva vidas”, conclui.
Como doar sangue?
Agendamentos podem ser feitos pelo site do Hemosc ou por telefone. Além disso, todas as informações sobre requisitos para doação e horários de atendimento estão disponíveis nas plataformas digitais do centro.
Doações de sangue podem ser agendadas pelo site www.hemosc.org.br ou pelos telefones das unidades:
- HEMOSC Blumenau – (47) 3222.9800
- HEMOSC Criciúma – (48) 3444.7410
- HEMOSC Chapecó – (49) 3700.6401/6410
- HEMOSC Florianópolis – (48) 3251.9712 ou 3251.9758
- HEMOSC Jaraguá do Sul – (47) 3055.0454
- HEMOSC Joaçaba – (49) 3527.2219
- HEMOSC Joinville – (47) 3305.7524/7514
- HEMOSC Lages – (49) 3289.7011
- HEMOSC Tubarão – (48) 3444.7410/7414
O que é necessário para doar?
O processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas: Cadastro do Doador, Pré-triagem, Triagem e Coleta do Sangue. O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos.
Os principais requisitos para ser um doador são:
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Portal RBV nas redes sociais