Foto: Divulgação
O Hemosc está enfrentando uma situação crítica, com baixa nos estoques de sangue e está precisando de doações urgente. Apesar de um aumento de 3,4% nas doações de sangue entre 2022 e 2023, a demanda por transfusões cresceu 6% no mesmo período, criando um descompasso entre oferta e necessidade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, os tipos sanguíneos A e O positivo estão com níveis reduzidos, enquanto os tipos A, O e B negativo encontram-se em estado de alerta. Essa realidade reforça a urgência de mais doações para garantir que as necessidades dos hospitais e clínicas de Santa Catarina sejam atendidas.
A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, destaca que, além do aumento das solicitações de transfusões, fatores como as condições climáticas também afetam diretamente o número de doadores. “Os estoques tendem a cair durante os períodos de chuva, o que agrava ainda mais a situação”, alerta Carsten.
Para reverter esse cenário, o Hemosc está convocando a população a doar sangue em um dos hemocentros localizados em Blumenau, Joinville, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba e Chapecó, ou nas Unidades de Coleta em Jaraguá do Sul e Tubarão.
Veja também
Great Place to Work 2024: conheça as melhores empresas de SC
Técnico de enfermagem é condenado por tentar matar esposa na UTI
Guardas Municipais de Caçador salvam bebê engasgado
Atualmente, o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) é responsável por 99% da coleta e distribuição de sangue no estado de Santa Catarina. Patrícia Carsten lembra ainda que o sangue não possui substituto e não pode ser comprado. “A única fonte é a doação de uma pessoal saudável para outra pessoas que está precisando. A doação de sangue é um seguro de cidadani e generosidade, que de fato salva vidas”, conclui.
Agendamentos podem ser feitos pelo site do Hemosc ou por telefone. Além disso, todas as informações sobre requisitos para doação e horários de atendimento estão disponíveis nas plataformas digitais do centro.
Doações de sangue podem ser agendadas pelo site www.hemosc.org.br ou pelos telefones das unidades:
O processo de doação de sangue é constituído de quatro etapas: Cadastro do Doador, Pré-triagem, Triagem e Coleta do Sangue. O tempo médio de duração deste processo é de 55 minutos.
Os principais requisitos para ser um doador são:
Nossas Redes Sociais
Na comarca de Tangará, cinco indivíduos foram condenados por envolvimento em fraudes licitatórias relacionadas à…
Você já notou pequenas manchas, pontos pretos ou fios transparentes flutuando na sua visão? Esses…
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de…
A Preservação Ambiental ganhou destaque na Escola de Educação Básica Madre Terezinha Leoni, em Videira,…
Entre os dias 24 de fevereiro e 20 de maio de 2025, foi realizado, em…
O caçadorense Bruno Tesser participou na semana passada do Rally Minas Brasil, realizado na cidade…
This website uses cookies.