Foto: Portal RBV
O Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, duas cirurgias de grande porte e inéditas: uma para a correção de aneurisma de aorta abdominal e outra para a remoção de um tumor cerebral. Esses procedimentos destacam a eficiência, a eficácia e os avanços tecnológicos da equipe e da estrutura do hospital de Videira.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A equipe de neurologistas do Hospital Salvatoriano Divino Salvador realizou, em 15 de agosto, uma cirurgia inédita na região. Onde foi removido um meningioma de forame magno, um tumor cerebral raro e delicado.
O tumor, localizado na base do crânio, estava comprimindo estruturas essenciais como o tronco cerebral e a medula espinhal, causando paralisia dos braços e pernas da paciente.
O procedimento durou entre 15 e 16 horas, exigindo acesso complexo ao tumor, localizado na base do crânio. A operação envolveu a retirada de partes das vértebras cervicais e do crânio, além do deslocamento da artéria vertebral para permitir o acesso ao tumor.
Veja também
HSDS realiza primeira cirurgia de coluna autorizada pelo SUS
Hospital Salvatoriano Divino Salvador completa 68 anos
Durante toda a cirurgia, um neurologista monitorou a paciente em tempo real, prevenindo possíveis sequelas.
A equipe, composta por cirurgiões, neurologista, anestesista, enfermeiros e técnicos, conseguiu remover totalmente o tumor.
O Dr Fabrício Molon disse em entrevista que “O acesso cirúrgico ao tumor foi um dos maiores desafios enfrentados pela equipe. Foram necessárias de seis a oito horas apenas para chegar ao local onde o tumor estava alojado. Esse processo envolveu a retirada de partes das vértebras da coluna cervical, assim como de uma parte do crânio. Além disso, foi preciso deslocar a artéria vertebral, uma das principais responsáveis por levar nutrição ao cérebro, a fim de possibilitar o acesso ao tumor.”
A paciente está em recuperação na UTI e espera-se que retorne às atividades normais em breve. Essa operação marca um importante avanço na neurocirurgia da região.
Na última sexta-feira (16) o hospital também realizou outra cirurgia de alta complexidade. Dessa vez, a equipe corrigiu um aneurisma de aorta abdominal-infrarrenal, utilizando uma endoprótese para prevenir a morte súbita.
Dr Nelson Rafael Bacega, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explicou que o aneurisma é uma doença silenciosa. “Muitas vezes a aorta dilata sem sintomas, até que se torna aneurismática”, relatou Nelson.
O procedimento minimamente invasivo envolveu a colocação de uma prótese especial para bloquear a ruptura do aneurisma, evitando complicações fatais.
O aneurisma de aorta abdominal é uma das 20 principais causas de morte súbita em pessoas de meia-idade e idosos, destacando a importância de procedimentos corretivos.
A precisão e inovação desses procedimentos reforçam o compromisso do Hospital Salvatoriano Divino Salvador com a saúde e a segurança de seus pacientes.
Na madrugada deste sábado (18), uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina resultou…
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
This website uses cookies.