A saúde da mulher deve ser valorizada ao longo de todo o ano, mas durante o mês de março, diversas ações são realizadas para conscientizar sobre questões essenciais do dia a dia. Entre elas, a reposição hormonal se destaca como um tema fundamental. Conversamos com o médico Maurício Mosna, que explicou a importância desse tratamento e os impactos positivos para a qualidade de vida feminina.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Manter o equilíbrio hormonal é essencial para que a mulher tenha uma boa qualidade de vida, especialmente durante a transição para a menopausa e no período pós-menopausa. Segundo o Dr. Mosna, esse é um momento de fragilidade para a saúde feminina, podendo trazer diversos prejuízos se não for acompanhado corretamente.
“A reposição hormonal bem indicada e bem realizada é de fundamental importância. Ela ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e também contribui para a manutenção de um sono adequado, além de garantir proteção cerebral e óssea. Tudo isso influência diretamente na qualidade de vida da mulher”, destaca o especialista.
Veja também:
Campanha arrecada recursos para reforma do CEPEN em Fraiburgo
Foragido por roubo em Videira é preso pela PM em Rio das Antas
Importância da reposição hormonal durante a menopausa; assista
Quando ficar atenta aos sinais?
O Dr. Mosna ressalta que as mulheres a partir dos 40 anos devem começar a prestar atenção aos sinais de possíveis alterações hormonais. Ele aponta alguns sintomas que podem indicar a necessidade de acompanhamento médico:
- Irritabilidade excessiva;
- Irregularidade no ciclo menstrual (fluxo aumentado, diminuído ou ciclos mais longos);
- Ressecamento vaginal e alterações na lubrificação;
- Distúrbios no sono;
- Queda na libido;
- Alterações de memória.
“São descritos mais de 70 sintomas relacionados ao desequilíbrio hormonal e à menopausa. Quando a mulher percebe mudanças em seu padrão habitual, é essencial buscar orientação médica. Isso pode ser um indicativo de que os hormônios já estão passando por flutuações”
Nossas Redes Sociais