Lei que reconhece fibromiálgicos como PCD é sancionada em SC

A partir de agora, os portadores de fibromialgia terão os mesmos direitos que as pessoas com deficiência (PCD)

A lei que reconheceu fibromiálgicos como PCD foi sancionada em SC, nesta terça-feira (11). Com a lei, pacientes com a condição, a maioria mulheres, terão direito a prioridade no atendimento de saúde, entre outras garantias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A lei já foi aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por unanimidade, em maio. O texto visa dar mais garantias a portadores de fibromialgia, doença crônica e debilitante caracterizada por dores e sensibilidade por todo o corpo.

Publicidade

“Não tenho dúvida que a lei vai trazer mais qualidade de vida. Que a legislação possa assegurar a eles mais acessibilidade e inclusão, considerou o governador Jorginho Mello.

Direitos das pessoas com deficiência

A partir de agora, os portadores de fibromialgia terão os mesmos direitos que as pessoas com deficiência (PCD), como prioridade no atendimento de saúde e em vagas de estacionamento, por exemplo. Além disso, a legislação possibilita a emissão de carteirinhas de PCD, assegurando o cumprimento dos direitos de quem vive com a doença.

Veja também

Explosões de casos de coqueluche acendem alerta em SC

Família pede ajuda para cirurgia de bebê com doença rara em Caçador

A Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima que cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil viva com fibromialgia. A cada 10 pacientes com a doença, nove são mulheres, mas não há estudos que definam o motivo disso.

Origem da doença ainda não é definida

A médica reumatologista Marina Machado Pereira, do Hospital Baía Sul, de Florianópolis, afirma que pode haver uma relação entre transtorno de estresse pós-traumático e fibromialgia. Estudos também sugerem uma possível relação genética, mas ainda não há comprovação disso.

Além de dores severas, muitos pacientes com fibromialgia sofrem com cansaço, sono não reparador, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

“O diagnóstico é clínico, ou seja, não existem exames complementares para tal. Ele se baseia em história clínica de sintomas (dores generalizadas, fadiga, sono não reparador, sintomas cognitivos como alterações de memória, muitas vezes associadas a transtornos de humor como depressão e/ou ansiedade). Além da história clínica, o exame físico com pontos de dor generalizada corrobora o diagnóstico. Exames podem ser realizados para avaliar outras doenças associadas que pioram os sintomas” explica Marina.

Já o tratamento envolve duas áreas: com e sem medicamentos. A terapia não medicamentosa é responsável por melhora em 70% do quadro, sendo fundamental no tratamento, segundo a reumatologista. Para isso, o paciente pode fazer atividade física aeróbica e psicoterapia com linhas principalmente voltadas à terapia cognitivo comportamental.

Isso é associado ao tratamento com medicações, escolhidas com base no quadro clínico e sintomas proeminentes. Também é possível adotar estratégias para prevenção da doença.

“Otimizar tratamento de dores localizadas, fazer bom acompanhamento de saúde mental e manter-se ativo fisicamente são estratégias para prevenção da doença.”

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Hospital Salvatoriano Divino Salvador recebe Selo de Qualidade Cofen

Instituição de saúde em Videira foi certificada pelo Conselho Federal de Enfermagem por boas práticas na assistência aos pacientes.

Unidades de Saúde realizam Dia D do Outubro Rosa em Caçador

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caçador...

Congresso promulga fim da escala 6×1 e garante dois dias de folga por semana

Nova emenda à Constituição reduz jornada máxima de trabalho e estabelece dois dias de descanso remunerado para trabalhadores.

Fraiburgo poderá ter Lar de Apoio à Mulher

No dia 05 de outubro, o curso de Direito...

Adolescente de 13 anos tenta entrar em presídio de SC com 32 porções de skank escondidas no corpo

Scanner corporal identificou substância análoga a skank escondida no corpo de uma jovem de 13 anos durante revista na unidade prisional.

Ciclone favorece nova onda de frio em cinco estados

A formação de um ciclone na costa da Região...

Publicação Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 153/2026 Concorrência n. 10/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Voos regionais em Santa Catarina começam a operar em novembro

Programa VOA + SC conecta o interior à capital com passagens entre R$ 315 e R$ 815.