Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Licença menstrual de até dois dias é aprovada pela Câmara dos Deputados

O texto prevê o direito de até dois dias consecutivos de afastamento por mês, mediante apresentação de laudo médico

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28), o Projeto de Lei 1249/22, que cria o direito à licença menstrual remunerada para mulheres que enfrentam sintomas intensos durante o ciclo. O texto, que segue agora para análise no Senado, prevê a possibilidade de afastamento de até dois dias consecutivos por mês, mediante apresentação de laudo médico.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A proposta contempla trabalhadoras com carteira assinada, empregadas domésticas e estagiárias, garantindo o benefício a diferentes categorias profissionais.

Publicidade

O afastamento temporário será concedido quando os sintomas dificultarem o desempenho das atividades laborais.

O projeto é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e foi relatado pela deputada Professora Marcivania (PCdoB-AP).

Segundo Jandira, a medida representa um avanço na equidade de gênero e na promoção da saúde ocupacional feminina, reconhecendo uma condição biológica que afeta diretamente o bem-estar e o desempenho profissional de muitas mulheres.

“Cerca de 15% das mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que chegam, muitas vezes, a prejudicar a rotina”, destacou a parlamentar.

De acordo com o texto aprovado, o Poder Executivo será responsável por definir a validade e a forma de apresentação do laudo médico, além da periodicidade de renovação. Essas regras poderão variar conforme a natureza das atividades exercidas pela mulher e as particularidades de cada função.

A aprovação do projeto reforça o debate sobre direitos trabalhistas e saúde feminina no ambiente de trabalho.

Especialistas apontam que o reconhecimento da licença menstrual contribui para uma abordagem mais humanizada e inclusiva, reduzindo preconceitos e promovendo o respeito às necessidades biológicas das mulheres.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caminhão com vinho, camarão e azeite é apreendido na SC-150 em Água Doce

Uma carga irregular de bebidas e alimentos importados foi...

Caçador leva propostas à Conferência Estadual das Cidades

O município de Caçador esteve representado na Conferência Estadual...

Direitos humanos em 2026: conflitos globais, Venezuela, Groenlândia e eleições

Os direitos humanos voltaram ao centro do debate internacional...

15º BPM realiza treinamento para o uso da Taser X2

Na quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, a...

Mais Lidas da semana

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de...

Adolescentes suspeitos de matar cão Orelha teriam tentado afogar outro cachorro em SC

Os adolescentes investigados por suspeita de matar o cão...

Banheiros neutros em escolas de SC agora estão proibidos por lei

A partir desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026,...

Videira passa a oferecer implante contraceptivo de graça para mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira deu um...

Gasolina chega a R$ 6,56 em SC e Caçador e Videira entram no levantamento

O preço médio da gasolina em Santa Catarina voltou...

Outros Tópicos Interessantes