Foto: Reprodução | Hospital Nove de Julho
O que para muitas mulheres pode parecer apenas um inchaço nas pernas, na verdade, tem nome e pode ser uma doença: o lipedema. Este tema vem ganhando cada vez mais atenção no dia a dia das brasileiras. Para compreender melhor essa condição, conversamos com o médico Maurício Mosna neste mês dedicado à saúde feminina.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O lipedema é uma doença reconhecida oficialmente pelo Código Internacional de Doenças (CID) desde 2022. Essa condição afeta principalmente mulheres e se caracteriza pelo acúmulo anormal de gordura nas pernas e, em alguns casos, nos braços. Diferente da gordura comum, o lipedema não melhora com dieta e exercício físico.
Os principais sintomas incluem:
Veja também:
Piloto sofre acidente impressionante durante Campeonato em Joaçaba
Agendamento para instalação da nova parabólica digital termina em 30 de junho
Segundo o Dr. Maurício Mosna, a boa notícia é que o lipedema tem tratamento. “A gordura envolvida nessa doença difere da gordura comum, pois apresenta alterações genéticas e hormonais. Felizmente, hoje temos diversas opções para tratar o lipedema, desde terapias tecnológicas até o uso de medicações”, afirma o especialista.
É fundamental que as mulheres que apresentam sintomas de lipedema busquem avaliação médica especializada. O diagnóstico precoce permite um tratamento mais eficaz e uma significativa melhora na qualidade de vida.
Além disso, neste mês de março, que celebra o Dia Internacional da Mulher e reforça a importância da saúde feminina, é essencial que todas mantenham seus exames preventivos em dia, como as consultas ginecológicas e exames de rotina.
Nossas Redes Sociais
Um caminhão colidiu em um poste de energia elétrica na noite desta segunda-feira, 28, em…
Uma ação promovida pelo curso de Medicina Veterinária da UNIARP imunizou gratuitamente 170 cães e…
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira (29), demonstra que o tempo fica firme…
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou nesta segunda-feira (28) a ingestão oral de líquidos e…
Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam na noite de sexta-feira (25) e na madrugada desta…
This website uses cookies.