Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Ministério da Saúde começa a substituir papanicolau por exame de DNA-HPV no SUS

A mudança teve início na última sexta-feira, dia 15 de agosto, com implantação em municípios de 12 estados e no Distrito Federal

O Ministério da Saúde começou, na sexta-feira (15), a distribuição do exame de DNA-HPV para rastreamento do câncer de colo do útero. Esse novo teste, mais preciso que o tradicional papanicolau, será gradualmente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A mudança inicia com implantação em 12 estados e o Distrito Federal, alcançando inicialmente um município de cada localidade escolhida para o projeto-piloto.

Publicidade

O exame de DNA-HPV detecta 14 tipos de HPV com maior potencial cancerígeno, e será utilizado como teste primário na triagem.

O papanicolau, neste novo modelo, será usado apenas como exame complementar em casos com resultado positivo para o vírus.

A coleta continua semelhante ao método antigo, com secreção retirada do colo do útero. Porém, o material vai agora para um tubo com líquido conservante, e será analisado por biologia molecular.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tecnologia permite identificar o HPV antes mesmo de lesões visíveis surgirem, o que amplia a detecção precoce.

Com resultado negativo, as mulheres poderão repetir o exame a cada cinco anos, sem necessidade de intervenções frequentes.

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (Fiocruz) desenvolveu o novo método. A Conitec aprovou sua incorporação ao SUS após análise de precisão e custo-benefício.

O objetivo é atingir, até o final de 2026, uma cobertura anual de 7 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos, em todo o país.

Segundo o ministro Alexandre Padilha, o Brasil pode avançar mais rápido que países como Reino Unido e Portugal, que levaram três anos para implementar.

“Estamos aproveitando a infraestrutura criada durante a pandemia para os testes de biologia molecular. Essa estrutura agora será utilizada para o diagnóstico do HPV, permitindo reduzir o tempo de espera e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Com diagnóstico mais rápido e tratamento precoce, podemos salvar muitas vidas”, afirmou.

O que é o HPV? Exame e como prevenir

A infecção por HPV é a principal causa do câncer de colo do útero, doença que afeta cerca de 17 mil brasileiras por ano, com média de 20 mortes diárias, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O HPV é altamente contagioso e pode causar lesões nos órgãos genitais. Embora geralmente indolor, o vírus pode permanecer silencioso por anos.

A vacina contra o HPV, oferecida no SUS, continua sendo fundamental na prevenção. É aplicada em dose única para meninas de 9 a 14 anos e também para públicos especiais até 45 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o exame DNA-HPV como padrão ouro para o rastreamento do câncer de colo do útero.

O uso combinado de vacinação e diagnóstico precoce faz parte da estratégia global para eliminar essa doença como problema de saúde pública até 2030.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ponte da Linha Cerro Branco é entregue após manutenção

O prefeito Alencar Mendes anunciou a entrega da ponte...

Caçadorense conquista o 4º lugar no Nacional de Tiro Desportivo

O caçadorense Jaime Jung conseguiu mais uma expressiva marca para o...

Amimu promove Tarde Musical à Moda Brasileira

O evento Tarde Musical à Moda Brasileira tem o...

Mais de 38% dos empreendedores em SC são mulheres

Conforme dados da Junta Comercial do Estado de Santa...

Polícia Civil prende seis familiares em operação contra tráfico de droga

A Polícia Civil desarticulou um grupo familiar envolvido com...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Homem morre prensado entre caminhões durante carregamento de suínos

Um homem de 45 anos morreu no final da...

Outros Tópicos Interessantes