Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Município de Timbó Grande deverá resolver problema de falta de água em cinco dias

Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ajuizou uma ação civil diante da constatação de que grande parte dos moradores da localidade de Vaca Branca não têm acesso a água potável

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve uma importante vitória para os moradores de uma localidade de Timbó Grande. A Justiça atendeu a um pedido liminar feito em uma ação civil e determinou que o Município adote todas as medidas necessárias para normalizar o abastecimento de água em Vaca Branca nos próximos cinco dias. O não cumprimento da decisão acarretará uma multa diária de R$ 1 mil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cecília acionou o Poder Judiciário diante da constatação de que a comunidade vem sofrendo há anos com a falta de água. “O Município se comprometeu várias vezes a solucionar a situação, mas na prática isso não aconteceu, então tivemos que adotar medidas mais severas”, diz o Promotor de Justiça André Ghiggi Caetano da Silva.

Publicidade

O único poço artesiano presente na localidade de Vaca Branca não dá conta de atender toda a demanda, deixando várias casas sem água potável. Um inquérito civil mostrou que vários moradores consomem água de um curso a céu aberto, que fica na beira de uma estrada e não possui nenhum tipo de tratamento.

Veja também

Confira como foi o Programa Nascer IV em Videira

Ação voluntária beneficia pacientes do Hospital Maicé

A comunidade já fez dois abaixo-assinados, mas o problema nunca foi resolvido. No final de 2022, o Município chegou a acatar uma recomendação do MPSC se comprometendo a solucionar a situação, mas os termos do acordo não foram cumpridos, e os moradores continuaram tendo que consumir água imprópria, conforme mostram as imagens feitas por eles mesmos.

“Essa situação fere a própria dignidade humana. Não se pode admitir que em pleno século XXI pessoas não tenham água. Esse é um serviço primário e essencial, que precisa ser oferecido pela Prefeitura, e o Ministério Público, enquanto defensor da sociedade, está batalhando para que esse dever seja cumprido”, conclui o Promotor de Justiça.  

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC – Correspondente regional em Lages

Fonte:
MPSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corpo de Bombeiros Militar abre processo seletivo para o Meio Oeste

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Prefeitura passa a utilizar sistema nacional para emissão da Nota Fiscal Eletrônica

A Prefeitura de Caçador informa que foi assinado e...

Queda de Maduro redesenha a geopolítica da América Latina

A primeira semana de janeiro de 2026 já entrou...

PM prende homem por estupro de vulnerável em Lebon Régis

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta sexta-feira (9)...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Outros Tópicos Interessantes