Ícone do site PortalRBV

Novembro azul: Urologista destaca pontos que precisam ser observados na saúde masculina

Novembro azul: Urologista destaca pontos que precisam ser observados na saúde masculina

Foto: Ernesto Júnior | Portal RBV

Novembro azul: Urologista destaca pontos que precisam ser observados na saúde masculina, não somente durante o mês, mas sim no ano todo. Para o médico Luís Paulo Andrioni, a população masculina precisa ficar atenta aos cuidados que precisam ser tomados em relação à saúde.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“O Novembro Azul nasceu para relembrar a prevenção do câncer de próstata. E a gente abrange para a saúde toda do homem”

O médico afirma que, com isso, são debatidos inúmeros assuntos para beneficiarem o homem e os cuidados necessários. Porém, ele afirma que, em pleno século XXI, ano de 2024, muitos homens ainda têm preconceito com o exame de toque realizado. “O homem não procura pelo estigma do famigerado toque retal, da investigação do câncer de próstata”, explica.

Veja também:

Polícia investiga cabeça de porco arremessada em Corinthians x Palmeiras

Por que as eleições dos EUA são importantes para SC?

Novembro azul: Urologista destaca pontos que precisam ser observados na saúde masculina; assista

Ele destaca, porém, que o exame é de extrema facilidade e simplicidade. “Existem muitos fantasmas por trás que aumentam esse nosso diagnóstico, do exame físico. Mas é um exame totalmente rápido e indolor”, acrescenta.

Atualmente, os médicos indicam que o exame seja realizado a partir dos 40 anos, em conjunto disso, não deve ser deixado de lado a realização de exames periódicos. “Principalmente pacientes que tenham um histórico positivo para câncer de próstata, parentes ou familiares. Isso é importantíssimo para o diagnóstico precoce”, explica.

Câncer de próstata atinge 1,7 mil homens catarinenses por ano

O câncer de próstata atinge cerca de 1,7 mil homens em Santa Catarina anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No estado, é o tipo de câncer mais comum entre os homens, com uma taxa de 45,6 casos para cada 100 mil habitantes, número inferior à média nacional de 67,8 casos para cada 100 mil habitantes.

Em nível nacional, o câncer de próstata representa 30% dos casos de câncer diagnosticados em homens, totalizando 71.730 registros em 2023. Esse cenário destaca a importância de exames preventivos, especialmente durante o “Novembro Azul”, mês dedicado à conscientização sobre a doença.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile