O Ministério da Saúde recebeu na segunda-feira (13) o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, indicado para pacientes com câncer de mama HER2-positivo que ainda apresentam a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de estágio 3.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Foram entregues 11.978 unidades nesta primeira remessa. Ao todo, serão enviados quatro lotes, com novas remessas previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Segundo o ministério, a entrega atenderá 100% da demanda atual do SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda este ano.
O investimento federal totaliza R$ 159,3 milhões para a aquisição de 34,4 mil frascos-ampola do medicamento. Após o recebimento, os insumos serão repassados às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição conforme protocolos clínicos vigentes.
A expectativa é que o trastuzumabe entansina comece a chegar aos pacientes ainda neste mês, com distribuição efetiva até o início de novembro. A carga foi recebida no almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com a presença do diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do ministério, José Barreto Campello Carvalheira.
Segundo Carvalheira, “essa medicação reduz em 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama HER2-positivo. Nas pacientes que ficam com restos tumorais, esse tratamento adicional garante 50% menos mortalidade e 50% menos recidiva. É um grande avanço para a oncologia nacional”.
O diretor destacou ainda que o medicamento diminui o risco de recidiva local, marcando uma vitória significativa do SUS durante o Outubro Rosa.