Nutricionista orienta como manter o equilíbrio alimentar no fim do ano

Este período costuma ser marcado por refeições volumosas, ricas em gordura e açúcar, além de diversas sobremesas

Com a chegada das festas de fim de ano, ceias fartas, confraternizações e comidas diferentes fazem parte da rotina de muitas famílias. Para orientar a população sobre como aproveitar esse período sem prejudicar a saúde, a nutricionista Karine Venâncio falou sobre a importância do equilíbrio alimentar.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a profissional, o final do ano costuma ser um período de “bagunça” na alimentação, marcado por refeições volumosas, ricas em gordura e açúcar, além de diversas sobremesas. “O ideal é que a gente tenha um equilíbrio entre as refeições do dia a dia e essas refeições isoladas de Natal e Ano Novo. Elas precisam ser exceções, não algo que aconteça todos os dias”, explicou.

Publicidade

Karine destaca que é comum querer experimentar um pouco de tudo nas ceias, já que muitos pratos não fazem parte da rotina ao longo do ano. No entanto, ela orienta que as escolhas sejam feitas com consciência. “É importante comer o que faz sentido para você. Se existe uma sobremesa especial que você realmente gosta, escolha ela. Não precisa provar todas”, aconselha.

Outro ponto reforçado pela nutricionista é observar as opções disponíveis antes de se servir e controlar as quantidades. “As vezes a pessoa pega um prato só porque está ali e acaba comendo tudo, mesmo sem gostar. O ideal é pegar pequenas porções e prestar atenção no que está comendo”, afirma.

Além da alimentação, a hidratação também merece atenção durante as festas. Com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, Karine recomenda intercalar os drinks com água. “Essa prática ajuda a manter o equilíbrio e faz diferença, principalmente porque geralmente temos a ceia e, no dia seguinte, o almoço com os mesmos alimentos”, explica.

Para manter uma alimentação mais equilibrada, a nutricionista sugere montar pratos coloridos, incluindo saladas, verduras, frutas e vegetais, sem abrir mão dos pratos tradicionais. “Tudo é uma questão de equilíbrio. Dá, sim, para aproveitar a ceia com tranquilidade. Ninguém vai engordar por causa de uma noite”, finaliza.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente em Videira deixa motorista ferida

Uma mulher de 27 anos ficou ferida após o...

 “Virtuosas” estreia nos cinemas CWB Caçador e Curitibanos

Terror social e humor ácido se encontram em “Virtuosas”,...

Caçadorense conquista vaga na final do Santa Catarina Canta

A voz que já ecoou em centenas de palcos...

Filho admite ter matado pai a facadas após discussão

Um homem de 70 anos foi encontrado morto na...

Napoli/Caçador conhece adversários da fase nacional da Superliga C

O Napoli/Prefeitura de Caçador já conhece os adversários que...

Saúde Mental de Caçador realiza mais de 890 acolhimentos em 60 dias

A Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Caçador...

Morre Paulo Roberto Gonçalves, educador e ex-candidato a prefeito de Caçador

Caçador amanheceu nesta quinta-feira, 1º de outubro, com a...