O Ônibus Lilás, iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina, continua seu trabalho itinerante. O objetivo é conscientizar, orientar e prestar apoio às mulheres, principalmente no combate e prevenção da violência de gênero.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Esse projeto acontece em parceria com as prefeituras locais e dispõe de uma estrutura móvel especializada em acolhimento e atendimento. Para que o ônibus visite cada município, é necessário que a gestão municipal faça agendamento prévio.
Nesta semana, o veículo estará em Santa Cecília no dia 14, Monte Carlo no dia 15, Campos Novos no dia 16 e Brunópolis no dia 17.
De acordo com a diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, o projeto foca tanto no enfrentamento da violência quanto na prevenção de novos casos.
Veja também
Apagão afeta Santa Catarina e seis estados após falha no Sistema Interligado Nacional
MPSC pede aumento de pena para mulher que matou marido e escondeu no freezer
“O ônibus vai até a cidade e temos diversas parcerias para oferecer orientação e também serviços como Secretaria de Saúde, para exames; Secretaria de Segurança Pública, com a Polícia Militar e a Rede Catarina; Polícia Científica, com a confecção de documentos, Sine com encaminhamento ao mercado de trabalho, entre outras”, explica.
Além dos atendimentos, o Ônibus Lilás promove rodas de conversa, orientações sobre direitos e facilita o acesso à rede de proteção. Assim, fortalece o protagonismo feminino e a articulação entre os serviços públicos.
“O ônibus acaba sendo um atrativo e ele tem essa característica preventiva, sobre as diversas formas de violência e conscientização da população, tanto mulheres quanto homens”, finaliza Sabrina.
Com essa ação itinerante, o Governo de Santa Catarina reforça o compromisso com a proteção e empoderamento das mulheres, levando serviços essenciais para regiões mais distantes.
O Ônibus Lilás é uma importante ferramenta para ampliar o acesso à informação e atendimento qualificado contra a violência de gênero.