Para 75% dos brasileiros, SUS é o único atendimento disponível

A análise por estados mostra desigualdade na cobertura: São Paulo tem a menor dependência do SUS, enquanto Roraima lidera o ranking

O Brasil conta atualmente com 52,77 milhões de beneficiários de planos de saúde, revelando que 75,3% da população depende exclusivamente do SUS. Esses dados foram obtidos a partir de um estudo inédito realizado pela República.org, com base em informações oficiais do DataSUS.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A análise detalhada por estados evidencia a grande desigualdade na cobertura da saúde suplementar em todo o país.

Publicidade

Em São Paulo, apenas 59,9% da população depende exclusivamente do SUS, o menor índice nacional.

Por outro lado, Roraima registra a maior taxa de dependência pública, com 95,7% dos moradores sem qualquer plano de saúde.

O levantamento também destaca que as regiões Sul e Sudeste apresentam os maiores índices de cobertura privada, refletindo melhor acesso a planos de saúde pagos.

Em contraste, as regiões Norte e Nordeste lideram o ranking de dependência do SUS, com mais de 80% da população sem plano privado, mostrando a desigualdade estrutural entre as regiões.

Além disso, o estudo evidencia que a concentração da saúde privada não está distribuída de forma homogênea.

Estados economicamente mais desenvolvidos tendem a ter maior oferta de planos, enquanto unidades da federação com menor renda per capita apresentam população altamente dependente do sistema público.

Para especialistas, esses números reforçam a necessidade de políticas públicas mais equilibradas e investimentos estratégicos em saúde, garantindo que todas as regiões tenham acesso a atendimento de qualidade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher morre e três pessoas ficam gravemente feridas em colisão entre dois carros em Caçador

Uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas...

Mega-Sena tem sorteio adiado por causa da estreia do Brasil na Copa do Mundo

Os apostadores da Mega-Sena terão que esperar um pouco...

Motorista joga caminhão para fora da pista após pane nos freios e evita tragédia em SC

Um caminhoneiro de 59 anos escapou sem ferimentos após...

Campanha do Agasalho da Coopervil recebe doações até 30 de junho em Videira

A Campanha do Agasalho promovida pela Coopervil ganhou um...

Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 com empate diante do Marrocos

Em sua estreia na Copa do Mundo de 2026,...

Falta de testes rápidos para Covid-19 e Influenza afeta atendimento em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira informou neste...