Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Pesquisa relaciona sangue do cordão umbilical a riscos de autismo

O autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo

Pesquisadores da Universidade de Fukui, no Japão, identificaram uma possível relação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e compostos presentes no sangue do cordão umbilical. O estudo foi publicado na revista Psychiatry and Clinical Neurosciences e analisou amostras de sangue do cordão umbilical de 200 crianças, focando especialmente nos níveis de ácidos graxos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os cientistas examinaram a presença de diHETrE, um derivado do ácido araquidônico, e observaram impactos significativos nos sintomas de autismo e no funcionamento adaptativo das crianças.

Publicidade

De acordo com o estudo, níveis elevados de diHETrE estão relacionados a dificuldades de interação social, enquanto níveis baixos parecem estar ligados a comportamentos repetitivos e restritivos.

Essa relação entre o composto e o TEA mostrou-se mais evidente entre meninas, segundo os cientistas. Eles destacaram que o diHETrE, durante o período fetal, pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento infantil, afetando habilidades sociais e comportamentos característicos do autismo.

Para os pesquisadores, medir o diHETrE no sangue do cordão umbilical pode se tornar uma ferramenta para identificar crianças com maior risco de desenvolver TEA.

Veja também

Anvisa libera uso de medicamentos à base de cannabis para animais

Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz

A equipe também sugere que inibir o metabolismo do diHETrE durante a gravidez poderia reduzir características do autismo, mas ressalta que são necessários estudos adicionais para confirmar essa hipótese.

O autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Essa condição neurológica impacta a percepção, comunicação e comportamento, e geralmente é observada desde a infância. Embora estudos apontem causas potenciais, ainda não há confirmação científica definitiva.

Os sintomas de autismo incluem dificuldades de contato visual, resposta ao nome, expressões faciais, uso de gestos, além de comportamentos repetitivos e interesses obsessivos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Terra

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Suspeito de roubo e estupro de idosa é denunciado pelo MPSC

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou ao Poder...

Identificado homem que morreu após levar soco do sobrinho

Foi identificado como sendo Paulo Morais, 62 anos, o...

Dois pedreiros ficam soterrados após desabamento em obra em SC

Na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro, dois pedreiros...

Puma morre atropelado em rodovia catarinense

O atropelamento de um puma, segundo maior felino das...

Previsão do tempo: instabilidade marca a terça-feira em Santa Catarina

Instabilidade marca a terça-feira (18) em Santa Catarina de...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem embriagado é preso após perseguição com máquina agrícola em Fraiburgo

Na noite desta terça-feira (11), a Polícia Militar de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Outros Tópicos Interessantes