Pesquisa relaciona sangue do cordão umbilical a riscos de autismo

O autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo

Pesquisadores da Universidade de Fukui, no Japão, identificaram uma possível relação entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e compostos presentes no sangue do cordão umbilical. O estudo foi publicado na revista Psychiatry and Clinical Neurosciences e analisou amostras de sangue do cordão umbilical de 200 crianças, focando especialmente nos níveis de ácidos graxos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os cientistas examinaram a presença de diHETrE, um derivado do ácido araquidônico, e observaram impactos significativos nos sintomas de autismo e no funcionamento adaptativo das crianças.

Publicidade

De acordo com o estudo, níveis elevados de diHETrE estão relacionados a dificuldades de interação social, enquanto níveis baixos parecem estar ligados a comportamentos repetitivos e restritivos.

Essa relação entre o composto e o TEA mostrou-se mais evidente entre meninas, segundo os cientistas. Eles destacaram que o diHETrE, durante o período fetal, pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento infantil, afetando habilidades sociais e comportamentos característicos do autismo.

Para os pesquisadores, medir o diHETrE no sangue do cordão umbilical pode se tornar uma ferramenta para identificar crianças com maior risco de desenvolver TEA.

Veja também

Anvisa libera uso de medicamentos à base de cannabis para animais

Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz

A equipe também sugere que inibir o metabolismo do diHETrE durante a gravidez poderia reduzir características do autismo, mas ressalta que são necessários estudos adicionais para confirmar essa hipótese.

O autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Essa condição neurológica impacta a percepção, comunicação e comportamento, e geralmente é observada desde a infância. Embora estudos apontem causas potenciais, ainda não há confirmação científica definitiva.

Os sintomas de autismo incluem dificuldades de contato visual, resposta ao nome, expressões faciais, uso de gestos, além de comportamentos repetitivos e interesses obsessivos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Terra

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem é brutalmente espancado e esfaqueado em Lebon Régis

O feriado de Sexta-Feira Santa começou com um grave...

Empresa lança portal de empregos para facilitar inscrições

A Manos, empresa de Videira reconhecida nacionalmente pela produção...

Avião de pequeno porte cai sobre restaurante RS e deixa quatro mortos

Na manhã desta sexta-feira (3), uma tragédia abalou o...

STF vai decidir quem julga crimes ambientais no Brasil

Um caso envolvendo o corte de uma árvore de...

“Pix do BRICS” avança para desafiar o domínio global do dólar

O sistema financeiro global, moldado desde a Conferência de...

Médico de Videira é homenageado por participação em podcast de saúde do CRM-SC

O médico Carlos Winck, de Videira, recebeu uma homenagem...