Porto União conquistou o primeiro lugar em Atenção Primária à Saúde no Planalto Norte.
Esse índice é calculado dentro do próprio sistema do SUS (Sistema único de Saúde) e comprova que a eficiência na gestão do município vai muito além das finanças e investimentos.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção ao munícipe e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que tem como objetivo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Esse atendimento inicial é o que se faz nas Estratégias da Saúde da Família.
Os indicadores levam em consideração as gestantes com acompanhamento pre-natal; realização de exames para sífilis e HIV; atendimento odontológico; exames citopatológicos.
Vacinação de crianças contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite Inativada. Hipertensos com acompanhamento semestral e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
Veja também
Pavimentação asfáltica a todo vapor
Moradores de Porto União recebem móveis
Além de estar no topo da lista dos municípios do Planalto Norte, Porto União está em 16º em nível estadual e 54º entre os três estados da região Sul.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: