Primeira vacina contra a chikungunya apresenta resultados promissores

Resultados foram elogiados por especialistas, embora o teste tenha sido realizado com pacientes nos EUA, onde o vírus não é endêmico

A farmacêutica francesa Valneva anunciou nesta terça-feira, 13, que a primeira vacina contra o vírus chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, teve resultados positivos. Os resultados foram elogiados por especialistas, embora o teste tenha sido realizado com pacientes nos Estados Unidos, onde o vírus não é endêmico.

Detectado em 115 países desde a sua descoberta na Tanzânia, em 1952, o vírus causa febre e dores nas articulações, e raramente é fatal. É transmitido aos seres humanos por meio do mosquito do tipo Aedes.

A doença, para a qual ainda não existe medicamento, cresceu exponencialmente nas Américas. Entre janeiro e abril, foram detectados 135 mil casos no continente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos primeiros seis meses de 2022, foram registrados 50 mil casos na região.

Publicidade

A Valneva testa a vacina em adolescentes no Brasil, onde o vírus é endêmico. Os resultados podem ser decisivos para o futuro do medicamento. A vacina desenvolvida pela Valneva é conhecida como VLA1553. Segundo a empresa, autoridades americanas podem dar a sua aprovação em agosto.

O novo teste, de fase três (última fase antes de solicitar o exame do medicamento perante autoridades) envolveu mais de 4.100 adultos saudáveis nos Estados Unidos, onde o chikungunya não é endêmico. Um total de 99% dos pacientes geraram anticorpos capazes de neutralizar o vírus, segundo estudo publicado na revista “The Lancet”.

A vacina, que requer uma injeção única, gerou efeitos colaterais semelhantes aos de outros fármacos. Os resultados são promissores, destacou Martina Schneider, chefe de estratégia clínica da Valneva e principal autora do estudo. “Ela poderia representar a primeira vacina contra o chikungunya para quem vive em regiões endêmicas, bem como para viajantes”, explicou.

A OMS alertou em abril que doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e chikungunya, poderiam se espalhar devido às mudanças climáticas. Outro medicamento contra o vírus é desenvolvido pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic.

*Com informações da AFP.

Fonte:
Jovem Pan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão deixa motociclista ferido no centro de Caçador

No final da tarde desta quinta-feira (24), uma colisão...

Brasil estreia novo ciclo contra a Austrália nesta sexta-feira

A Seleção Brasileira entra em campo nesta sexta-feira para enfrentar a Austrália no primeiro amistoso de um novo ciclo sob o comando de Carlo Ancelotti.

Homem é preso por tráfico de drogas durante operação em Capinzal

Uma ação integrada entre as polícias Militar e Civil...

VISAN inicia obras de nova rede de abastecimento de água no bairro Rio das Pedras

Avenida recebe melhorias na estrutura de água com interrupções temporárias no trânsito e posterior repavimentação.

Motorista de ônibus é indiciado após atropelamento fatal em restaurante

A Polícia Civil de Santa Catarina encerrou a investigação...

Caçador, Água Doce, Calmon e Matos Costa entram em alerta para onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia decretou alerta vermelho de grande perigo devido a uma onda de calor que afeta dezenas de municípios catarinenses.