Primeira vacina contra a chikungunya apresenta resultados promissores

Resultados foram elogiados por especialistas, embora o teste tenha sido realizado com pacientes nos EUA, onde o vírus não é endêmico

A farmacêutica francesa Valneva anunciou nesta terça-feira, 13, que a primeira vacina contra o vírus chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, teve resultados positivos. Os resultados foram elogiados por especialistas, embora o teste tenha sido realizado com pacientes nos Estados Unidos, onde o vírus não é endêmico.

Detectado em 115 países desde a sua descoberta na Tanzânia, em 1952, o vírus causa febre e dores nas articulações, e raramente é fatal. É transmitido aos seres humanos por meio do mosquito do tipo Aedes.

A doença, para a qual ainda não existe medicamento, cresceu exponencialmente nas Américas. Entre janeiro e abril, foram detectados 135 mil casos no continente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nos primeiros seis meses de 2022, foram registrados 50 mil casos na região.

Publicidade

A Valneva testa a vacina em adolescentes no Brasil, onde o vírus é endêmico. Os resultados podem ser decisivos para o futuro do medicamento. A vacina desenvolvida pela Valneva é conhecida como VLA1553. Segundo a empresa, autoridades americanas podem dar a sua aprovação em agosto.

O novo teste, de fase três (última fase antes de solicitar o exame do medicamento perante autoridades) envolveu mais de 4.100 adultos saudáveis nos Estados Unidos, onde o chikungunya não é endêmico. Um total de 99% dos pacientes geraram anticorpos capazes de neutralizar o vírus, segundo estudo publicado na revista “The Lancet”.

A vacina, que requer uma injeção única, gerou efeitos colaterais semelhantes aos de outros fármacos. Os resultados são promissores, destacou Martina Schneider, chefe de estratégia clínica da Valneva e principal autora do estudo. “Ela poderia representar a primeira vacina contra o chikungunya para quem vive em regiões endêmicas, bem como para viajantes”, explicou.

A OMS alertou em abril que doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e chikungunya, poderiam se espalhar devido às mudanças climáticas. Outro medicamento contra o vírus é desenvolvido pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic.

*Com informações da AFP.

Fonte:
Jovem Pan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

IVECO e Toyota avançam no desenvolvimento de caminhão movido a hidrogênio

A IVECO e a Toyota anunciaram uma nova colaboração...

Combustíveis apresentam queda de preço em Caçador e Fraiburgo 

Em pesquisa contínua realizada pela Universidade Alto Vale do...

Vítima do Oeste perde R$ 195 mil após cair em golpe com anúncio falso de veículo

Uma vítima de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina,...

TSE começa a enviar alertas pelo e-Título para orientar eleitores nas Eleições 2026

A duas semanas do primeiro turno das Eleições 2026,...

Evento em Videira discute direitos, atendimento e inclusão nesta quinta-feira

Videira realiza nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, o...
00:00:00

II Compasso da Tradição promete tarde de música, dança e chimarrão

Videira terá uma programação especial para celebrar o Dia...