A dentista Júlia Pasetto está percorrendo as escolas de Tangará, levando orientações essenciais através de um projeto de saúde bucal nas escolas, desenvolvido em parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde. A iniciativa, implementada em todo o país, tem como objetivo principal fortalecer a prevenção e promover a conscientização desde os primeiros anos de vida escolar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Neste ano, o trabalho nas escolas de Tangará inclui o levantamento da condição de saúde bucal das crianças.
Com base nos resultados, as famílias são orientadas a procurar as unidades de saúde para iniciar os tratamentos odontológicos quando necessário.
Durante as visitas, a dentista também realiza atividades educativas, como a demonstração correta da escovação, a explicação sobre uma alimentação adequada e a distribuição de kits de higiene bucal, que incluem
- escova,
- creme dental,
- fio dental e
- estojo.
O objetivo é estimular o cuidado diário com os dentes, inclusive dentro das próprias escolas, principalmente para os alunos em período integral.
Veja também
Ibiam amplia distribuição de sementes de inverno
Lanchonete de Tangará se destaca com 43 anos de tradição
Para Júlia, essa faixa etária representa o momento ideal para atuar com ações preventivas.
“Sou uma pessoa que acredita muito em prevenção e eu acho que agora nesse período de dentição mista… é o momento ideal pra gente atuar”, afirma.
Esse é o período em que as crianças começam a trocar os dentes de leite pelos permanentes, e por isso, a orientação correta é essencial.
A profissional também lembra que os hábitos adquiridos na infância permanecem ao longo da vida.
“Porque os hábitos que eles adquirem agora de novinhos eles levam pro resto da vida e assim têm uma saúde bucal de longa data”, ressalta.
A iniciativa, segundo Júlia, só é possível graças ao apoio da Prefeitura de Tangará e da Secretaria de Saúde, que abrem espaço para projetos como esse.
Ela destaca ainda a importância do contato precoce e amigável entre a criança e o dentista, construindo confiança e diminuindo o medo de consultas futuras.
“Levem as suas crianças ao dentista, essa idade de 5, 6, 7 anos é fundamental que a criança já tenha feito a sua primeira consulta”, recomenda a dentista.
A orientação é que, tanto nas unidades públicas quanto na rede privada, as famílias levem os pequenos ao dentista pelo menos a cada seis meses.
A detecção precoce evita tratamentos mais invasivos no futuro.
Nossas Redes Sociais