Projeto transforma bagaço de uva em aliado da saúde metabólica

Estudo da Uniarp e Fapesc transforma o bagaço em um produto funcional com potencial para prevenir doenças

Um projeto da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), com apoio da Fapesc, está transformando o bagaço de uva, antes considerado um resíduo agroindustrial, em produto com potencial para melhorar a saúde metabólica e hepática.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A pesquisa identificou altos teores de compostos fenólicos e elevada capacidade antioxidante nas farinhas produzidas a partir do bagaço. Com elas, os pesquisadores desenvolveram pão, ketchup e geleia funcionais, que obtiveram excelente aceitação sensorial.

Publicidade

Na etapa clínica, 67 pacientes com síndrome metabólica foram avaliados. Antes da suplementação, 85% apresentavam esteatose hepática subclínica e 70% disbiose intestinal, reforçando o potencial preventivo e nutricional do produto.

O estudo é coordenado pela professora Dra. Claudriana Locatelli, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS), com apoio de uma equipe multidisciplinar de docentes, pesquisadores e estudantes dos cursos de Biomedicina e Pós-Graduação da Uniarp.

As análises envolveram parcerias interinstitucionais, como a Universidade Federal de Pernambuco, responsável pelas análises bromatológicas, e a UFSC, que colaborou nas análises inflamatórias. Os testes físico-químicos, bioquímicos e moleculares ocorreram nos laboratórios da UNIARP (LEAC e LabBioSaúde), consolidando a infraestrutura de pesquisa da instituição.

Novas linhas de investigação

O projeto impulsionou o Grupo de Pesquisa Translacional em Saúde da Uniarp e contribuiu para a aprovação de um novo Laboratório Multiusuário pela Fapesc, com investimento de R$ 3 milhões. A iniciativa amplia as perspectivas de inovação científica e tecnológica na região.

A pesquisa também fomentou a formação de estudantes e promoveu a internacionalização da ciência catarinense — a doutoranda Karine Luz realiza parte dos estudos em Lisboa (Portugal), em modelo de doutorado sanduíche.

Ciência, saúde e sustentabilidade caminhando juntas

Segundo a professora Claudriana Locatelli, o projeto demonstra que ciência, saúde e sustentabilidade podem caminhar juntas, agregando valor a resíduos regionais e gerando impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente.

“Este projeto exemplifica o impacto dos investimentos públicos em ciência e inovação, mostrando como a integração entre universidades, agências de fomento e sociedade pode gerar soluções sustentáveis e socialmente relevantes”, destacou a pesquisadora.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Uniarp

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Envelhecimento da população desafia futuro da aposentadoria

O Brasil vive uma transformação demográfica sem precedentes que...

Segunda-feira terá sol e frio em Santa Catarina

A semana começa com tempo firme e temperaturas baixas...

Trilheiro é resgatado com vida após seis dias perdido em SC

Após quase uma semana de buscas e mobilização intensa...

Avião da Latam sobrevoa Meio-Oeste por mais de uma hora

Um avião da Latam precisou permanecer por mais de...

Tedesco reforça legado ambiental e inovação em Caçador

Com 87 anos de história em Caçador, a empresa...

Perdeu o prazo do Imposto de Renda 2026? Veja multas e impactos no CPF

O prazo para a entrega da declaração do Imposto...

Recicla CDL volta a Caçador no dia 6 de junho

A CDL Caçador realiza no sábado, dia 6 de...

Sogro é condenado por encomendar morte do genro

Após um julgamento que se estendeu por cerca de...