Recém-nascidos em SC poderão ter Carteira de Identidade já na maternidade

O projeto permite que recém-nascidos já tenham seu documento oficial desde os primeiros dias de vida

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCSC) concluiu, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, mais uma etapa de testes para a implementação da emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) diretamente nas maternidades do Estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, representa um avanço importante na ampliação do acesso à identificação civil, garantindo que recém-nascidos já tenham seu documento oficial desde os primeiros dias de vida.

Publicidade

Cadastro e emissão simplificados nas maternidades

O projeto prevê que o cadastramento para emissão da Carteira de Identidade Nacional seja realizado ainda dentro das maternidades, utilizando um sistema integrado que permite a emissão da primeira via do documento.

Além de modernizar os serviços de identificação civil em Santa Catarina, a medida facilita a vida das famílias, reduzindo deslocamentos e burocracia, e agiliza processos que antes poderiam levar semanas ou meses.

Durante essa fase de testes, a Polícia Científica avaliou os fluxos operacionais, a integração tecnológica e os protocolos de segurança necessários para produzir a CIN em ambiente hospitalar, garantindo que o documento seja emitido com segurança, confiabilidade e agilidade.

Garantia de direitos desde o nascimento

Segundo o diretor de Identificação Civil da Polícia Científica de Santa Catarina, Álvaro Augusto Mesquita Hamel, o projeto fortalece o papel da instituição na proteção de direitos fundamentais.

“Nosso objetivo é assegurar que toda criança já tenha sua identificação civil garantida desde o nascimento. A emissão da CIN nas maternidades representa mais dignidade, inclusão e eficiência no atendimento à população, além de reforçar o compromisso da Polícia Científica com a inovação e a cidadania”, afirma.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Assessoria de comunicação da Polícia Científica de Santa Catarina

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana tem risco elevado para temporais em SC

Santa Catarina terá um fim de semana marcado por...

Núcleo da Construção Civil da Acic entrega casa reformada e adaptada

Um gesto de solidariedade que se transformou em qualidade...

Acusados de matar casal em Treze Tílias vão a júri

O Tribunal do Júri já tem data definida para...

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 30 milhões

O prêmio principal do concurso 3.050 da Mega-Sena acumulou...

Eleições 2026: especialista alerta para assédio eleitoral e influência nas redes

Com a campanha eleitoral das Eleições Gerais de 2026...

Brasil chega a 214,2 milhões de habitantes, estima IBGE

O Brasil alcançou uma população estimada de 214.211.951 habitantes...

Mais de 400 escorpiões-amarelos são capturados em cidade catarinense

A presença de escorpiões-amarelos tem preocupado moradores de Navegantes,...