Ícone do site PortalRBV

SAMU Aeromédico completa 219 missões no Meio-Oeste e reforça agilidade no transporte de pacientes

SAMU Aeromédico completa 219 missões no Meio-Oeste e reforça agilidade no transporte de pacientes

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / SECOM

Desde abril de 2024, o serviço aeromédico do SAMU consolidou sua base em Joaçaba, tornando-se referência no Grande Oeste de Santa Catarina. A operação agiliza o transporte de pacientes em estado crítico e eleva as chances de sobrevivência de forma significativa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em pouco mais de um ano, o Arcanjo 04 já atendeu a 219 ocorrências, acumulou 573 horas de voo e realizou mais de 92 transferências de pacientes críticos, incluindo crianças menores de dois anos, gestantes, adultos e transporte de órgãos para transplante.

O governador Jorginho Mello destacou a importância da base em Joaçaba:

“Graças a esse arcanjo 04, agora temos atendimento aéreo para qualquer cidade de Santa Catarina em apenas 20 minutos e cobrimos todas as regiões. Antes, o atendimento aeromédico sequer tinha espaço pra levar um acompanhante. Agora o paciente pode estar acompanhado …”.

Uma aeronave moderna, com UTI aérea e equipe composta por médicos, enfermeiros e pilotos, garante acesso rápido a hospitais de referência. O serviço atua em conjunto com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais forças de segurança do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, explicou o propósito do projeto: após estudos que identificaram lacunas na cobertura, consolidou-se a base em Joaçaba. Assim, juntamente com a estrutura fixa em Florianópolis e os helicópteros, Santa Catarina passou a ter 100% de cobertura aeromédica com tempo de resposta de até 20 minutos.

O Arcanjo 04 atende missões originadas em municípios como Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê, com destinos frequentes a Florianópolis, Lages, Joinville e Criciúma, totalizando mais de 110 pousos em hospitais de referência.

Além do atendimento dentro do estado, a aeronave realizou voos interestaduais para o Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

Entre as ações humanitárias de destaque está a transferência, durante as cheias no RS em 2024, de um bebê de apenas 16 dias a Curitiba, e o transporte simultâneo de duas gestantes em estado crítico, ressaltando a capacitação técnica da equipe.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile