Em 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina recebeu 2.645 chamadas relacionadas a tentativas de suicídio. Desse total, 1.840 ocorrências foram atendidas pelas equipes de socorristas. Em setembro, mês dedicado à campanha de prevenção do suicídio, o Samu divulga esses dados para combater o estigma e ressaltar a importância do auxílio profissional.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O psicanalista Sérgio Scotti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aponta que a depressão, uma das principais causas das tentativas de suicídio, não escolhe idade e é influenciada pelas altas expectativas sociais.
Ele sugere que uma sociedade mais acolhedora e com maior acesso aos serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossociais (Caps), poderia ajudar a prevenir esses casos.
Scotti ressalta ainda que o papel da família é fundamental para oferecendo suporte sem julgamentos.
Veja também
Cientistas brasileiros descobrem substância para tratamento do alzheimer
Sucesso em mais uma edição do projeto Cuide-se
A tentativa de suicídio é considerada uma emergência médica, e as equipes do Samu são compostas por médicos, enfermeiros e socorristas.
Após o atendimento pré-hospitalar, os pacientes são encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou pronto-socorro de hospitais.
Após receber alta, os pacientes são orientados a buscar ajuda e são encaminhados a centros especializados.
A diretora Carla enfatiza a importância de estar atento aos sinais de sofrimento e da busca por apoio profissional.
Entre janeiro e agosto de 2024, as equipes do Samu atenderam 383 casos de tentativas de suicídio, sendo
- 276 ocorrências na faixa etária de 20 a 39 anos
- 59 casos em jovens de até 19 anos
A diretora-geral do Samu, Carla Birolo Ferreira, destaca a necessidade de um atendimento ainda mais humanizado, especialmente considerando que muitos dos casos envolvem jovens adultos.
Setembro Amarelo
A campanha do Setembro Amarelo visa aumentar a conscientização sobre a saúde mental e encorajar a busca por ajuda, promovendo um ambiente mais solidário e compreensivo, essencial para reduzir as taxas de suicídio e melhorar o bem-estar emocional da população.
Portal RBV nas redes sociais