Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Samu SC registra 2,6 mil chamadas de tentativas de suicídio em 2024

A tentativa de suicídio é uma emergência médica que afeta pessoas de todas as idades e classes sociais

Em 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina recebeu 2.645 chamadas relacionadas a tentativas de suicídio. Desse total, 1.840 ocorrências foram atendidas pelas equipes de socorristas. Em setembro, mês dedicado à campanha de prevenção do suicídio, o Samu divulga esses dados para combater o estigma e ressaltar a importância do auxílio profissional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O psicanalista Sérgio Scotti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aponta que a depressão, uma das principais causas das tentativas de suicídio, não escolhe idade e é influenciada pelas altas expectativas sociais.

Publicidade

Ele sugere que uma sociedade mais acolhedora e com maior acesso aos serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossociais (Caps), poderia ajudar a prevenir esses casos.

Scotti ressalta ainda que o papel da família é fundamental para oferecendo suporte sem julgamentos.

Veja também

Cientistas brasileiros descobrem substância para tratamento do alzheimer

Sucesso em mais uma edição do projeto Cuide-se

A tentativa de suicídio é considerada uma emergência médica, e as equipes do Samu são compostas por médicos, enfermeiros e socorristas.

Após o atendimento pré-hospitalar, os pacientes são encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou pronto-socorro de hospitais.

Após receber alta, os pacientes são orientados a buscar ajuda e são encaminhados a centros especializados.

A diretora Carla enfatiza a importância de estar atento aos sinais de sofrimento e da busca por apoio profissional.

Entre janeiro e agosto de 2024, as equipes do Samu atenderam 383 casos de tentativas de suicídio, sendo

  • 276 ocorrências na faixa etária de 20 a 39 anos
  • 59 casos em jovens de até 19 anos

A diretora-geral do Samu, Carla Birolo Ferreira, destaca a necessidade de um atendimento ainda mais humanizado, especialmente considerando que muitos dos casos envolvem jovens adultos.

Setembro Amarelo

A campanha do Setembro Amarelo visa aumentar a conscientização sobre a saúde mental e encorajar a busca por ajuda, promovendo um ambiente mais solidário e compreensivo, essencial para reduzir as taxas de suicídio e melhorar o bem-estar emocional da população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Incêndio atinge bar e boate às margens da BR-116

Um incêndio em uma edificação comercial mobilizou o Corpo...

Homem sofre acidente e ameaça socorristas com pedaço de madeira

Um homem de 23 anos ficou ferido em um...

Incêndio atinge colégio Marista no Rio Grande do Sul

Um incêndio foi registrado na noite desta sexta-feira (26)...

PIB do Brasil alcança R$ 10,9 trilhões com sudeste retendo 53% da riqueza

O Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Brasil atingiu...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Outros Tópicos Interessantes