Santa Catarina amplia vacinação contra a dengue para duas novas regiões

Com essa expansão, a vacinação chega a 100 municípios catarinenses

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu mais um passo importante no combate à dengue. Agora, as regiões do Alto Uruguai Catarinense, com 13 municípios, e Foz do Rio Itajaí, com 11 municípios, receberão vacinas contra a doença.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas inicialmente 11.900 doses da vacina, com previsão de chegada para esta sexta-feira, dia 9. A distribuição será realizada nas próximas semanas, com o devido alinhamento e orientação das regionais e municípios.

Publicidade

“Hoje é um dia muito feliz para os catarinenses. Nosso pleito foi atendido, e a vacina da dengue chega em duas regiões e contempla 24 municípios. Apesar do imunizante estar disponível em várias regiões do estado, a adesão da população de 10 a 16 anos ainda é baixa. É fundamental que todos que possam se vacinar, se vacinem. Vamos evitar a dengue esse ano e também ano que vem e nos próximos ciclos.” falou Diogo Demarchi, Secretário de Estado da Saúde

Atualmente, a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos nas Regiões de Saúde Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, totalizando 76 municípios.

Com a inclusão das novas regiões, a vacinação será expandida para sete Regiões de Saúde, alcançando agora 100 municípios catarinenses.

A medida visa reforçar o combate à doença em áreas que apresentam aumento no número de casos nos últimos anos, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina também destacou a importância de estender a vacinação para outras áreas. Em 2024, foi solicitado ao Ministério da Saúde a ampliação para as Regiões de Saúde do Extremo Oeste e Xanxerê, que ainda não foram contempladas.

O estado atualmente possui índices de cobertura vacinal de 34,36% para a primeira dose e 17,60% para a segunda, números que ainda precisam melhorar para garantir uma cobertura mais eficaz contra a doença.

O esforço de ampliação da vacinação busca reduzir os índices de dengue, que têm impactado diversas regiões nos últimos anos. A medida faz parte de um conjunto de ações coordenadas entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério da Saúde, visando prevenir novos surtos e proteger a saúde da população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | SES

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mãe e filha são assassinadas no Oeste de SC

Mãe e filha foram assassinadas na manhã deste domingo...

Granizo cobre estrada no interior de SP

Motoristas que trafegavam por uma estrada entre Piedade e...

Obras de esgoto avançam em Caçador com mudanças no trânsito

A semana começa com mudanças importantes para os motoristas...

Ação social da Assembleia de Deus atrai milhares em Caçador

O fim de semana foi marcado por um grande...

Carro capota na SC-135 entre Rio das Antas e Videira

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste...

Oscar Schmidt é cremado com camisa da Seleção Brasileira

O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt foi cremado na...

Polícia investiga lâminas encontradas em salames em SC

Após denúncia da ONG Focinho Carente sobre a presença...

Socorrista encontra próprio filho entre vítimas de acidente

Um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...