Santa Catarina amplia vacinação contra a dengue para duas novas regiões

Com essa expansão, a vacinação chega a 100 municípios catarinenses

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu mais um passo importante no combate à dengue. Agora, as regiões do Alto Uruguai Catarinense, com 13 municípios, e Foz do Rio Itajaí, com 11 municípios, receberão vacinas contra a doença.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas inicialmente 11.900 doses da vacina, com previsão de chegada para esta sexta-feira, dia 9. A distribuição será realizada nas próximas semanas, com o devido alinhamento e orientação das regionais e municípios.

Publicidade

“Hoje é um dia muito feliz para os catarinenses. Nosso pleito foi atendido, e a vacina da dengue chega em duas regiões e contempla 24 municípios. Apesar do imunizante estar disponível em várias regiões do estado, a adesão da população de 10 a 16 anos ainda é baixa. É fundamental que todos que possam se vacinar, se vacinem. Vamos evitar a dengue esse ano e também ano que vem e nos próximos ciclos.” falou Diogo Demarchi, Secretário de Estado da Saúde

Atualmente, a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos nas Regiões de Saúde Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, totalizando 76 municípios.

Com a inclusão das novas regiões, a vacinação será expandida para sete Regiões de Saúde, alcançando agora 100 municípios catarinenses.

A medida visa reforçar o combate à doença em áreas que apresentam aumento no número de casos nos últimos anos, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina também destacou a importância de estender a vacinação para outras áreas. Em 2024, foi solicitado ao Ministério da Saúde a ampliação para as Regiões de Saúde do Extremo Oeste e Xanxerê, que ainda não foram contempladas.

O estado atualmente possui índices de cobertura vacinal de 34,36% para a primeira dose e 17,60% para a segunda, números que ainda precisam melhorar para garantir uma cobertura mais eficaz contra a doença.

O esforço de ampliação da vacinação busca reduzir os índices de dengue, que têm impactado diversas regiões nos últimos anos. A medida faz parte de um conjunto de ações coordenadas entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério da Saúde, visando prevenir novos surtos e proteger a saúde da população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | SES

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ladrão invade casa, faz refeição e acaba preso

Um caso de furto qualificado mobilizou a equipe da...

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Jair Bolsonaro por motivos de saúde

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Inadimplência no Brasil chega a 81,7 milhões de pessoas em 2026

O número de brasileiros em situação de inadimplência alcançou...

Hemocentros de Santa Catarina pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam uma queda significativa...

PMSC recebe 120 novas viaturas e reforça segurança em SC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) reforçou sua...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo

Os caminhoneiros decidiram suspender a greve que vinha sendo...

Vereador cobra providências após ataques de cães de rua em Caçador

O vereador Fabiano Dobner voltou a cobrar do Executivo...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Outros Tópicos Interessantes