Saúde

Santa Catarina amplia vacinação contra a dengue para duas novas regiões

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu mais um passo importante no combate à dengue. Agora, as regiões do Alto Uruguai Catarinense, com 13 municípios, e Foz do Rio Itajaí, com 11 municípios, receberão vacinas contra a doença.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas inicialmente 11.900 doses da vacina, com previsão de chegada para esta sexta-feira, dia 9. A distribuição será realizada nas próximas semanas, com o devido alinhamento e orientação das regionais e municípios.

“Hoje é um dia muito feliz para os catarinenses. Nosso pleito foi atendido, e a vacina da dengue chega em duas regiões e contempla 24 municípios. Apesar do imunizante estar disponível em várias regiões do estado, a adesão da população de 10 a 16 anos ainda é baixa. É fundamental que todos que possam se vacinar, se vacinem. Vamos evitar a dengue esse ano e também ano que vem e nos próximos ciclos.” falou Diogo Demarchi, Secretário de Estado da Saúde

Atualmente, a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos nas Regiões de Saúde Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste, totalizando 76 municípios.

Com a inclusão das novas regiões, a vacinação será expandida para sete Regiões de Saúde, alcançando agora 100 municípios catarinenses.

A medida visa reforçar o combate à doença em áreas que apresentam aumento no número de casos nos últimos anos, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina também destacou a importância de estender a vacinação para outras áreas. Em 2024, foi solicitado ao Ministério da Saúde a ampliação para as Regiões de Saúde do Extremo Oeste e Xanxerê, que ainda não foram contempladas.

O estado atualmente possui índices de cobertura vacinal de 34,36% para a primeira dose e 17,60% para a segunda, números que ainda precisam melhorar para garantir uma cobertura mais eficaz contra a doença.

O esforço de ampliação da vacinação busca reduzir os índices de dengue, que têm impactado diversas regiões nos últimos anos. A medida faz parte de um conjunto de ações coordenadas entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério da Saúde, visando prevenir novos surtos e proteger a saúde da população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Como limpar Airfryer com bicarbonato e vinagre: siga estas 4 etapas

Poucas coisas são tão práticas quanto uma Airfryer na cozinha, mas a limpeza interna costuma…

9 horas ago

Previsão do Tempo: Santa Catarina pode ter temperatura negativa neste domingo

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que o domingo (11) será de tempo…

11 horas ago

Pronto Atendimento Infantil do Hospital Maice enfrenta superlotação

O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Maice, em Caçador, está enfrentando superlotação nos últimos dias,…

11 horas ago

Homem morre em colisão frontal entre carro e moto

Um grave acidente de trânsito foi registrado na noite desta sexta-feira, 9 de maio, em…

12 horas ago

Colisão entre moto e caminhão deixa um morto em Curitibanos

Uma colisão envolvendo moto e caminhão resultou em uma morte na tarde desta sexta-feira (9)…

13 horas ago

Autor de homicídio é preso poucas horas após o crime

O homem suspeito de ter cometido um homicídio na madrugada deste sábado, 10, em Caçador,…

14 horas ago

This website uses cookies.