Santa Catarina recebeu 50.400 novas doses da vacina contra a Covid-19 na última sexta-feira (25). O Estado estava sem estoque do imunizante, especialmente para o público infantil, abaixo de 12 anos, desde julho deste ano.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) confirmou que a Secretaria de Saúde (SES) solicitou 100 mil doses ao Ministério da Saúde no dia 9 de outubro de 2024.
As novas vacinas poderão ser aplicadas em todas as faixas etárias recomendadas. A distribuição começará na terça-feira (29) para as Gerências Regionais de Saúde e municípios.
Desde o início da pandemia em março de 2020, Santa Catarina registrou 23.143 mortes e mais de 1,6 milhão de casos confirmados de Covid-19. Esses dados são do painel da Covid-19 da SES, que abrange todos os 295 municípios do Estado.
Veja também
Ministério da Saúde nega falta de vacinas no Brasil
Saiba mais sobre a cria pútrida europeia e como preveni-la
A falta de vacinas afetou outros estados do Brasil, devido a dificuldades na aquisição pelo Ministério da Saúde. Em 2024, o país já contabilizou mais de 5 mil mortes pela doença, que continua sendo a principal causa de óbitos infecciosos no Brasil.
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde finalizou a distribuição de doses de vacina contra a Covid-19 para 23 estados. Esse lote emergencial contém 1,2 milhão de doses.
O órgão anunciou também a conclusão de um novo pregão para a aquisição de 69 milhões de imunizantes, que garantirão proteção contra cepas atualizadas pelos próximos dois anos.
O Ministério da Saúde ressaltou que não há falta generalizada de vacinas no Brasil. “O órgão adota estratégias para manter a vacinação em dia e proteger a população. Todas as ações são realizadas em diálogo com o Conass e o Conasems”, informou em nota.
Portal RBV nas redes sociais