Santa Catarina registra 94,8% de ocupação nas UTIs adultas e 77,8% nas neonatais

Regiões como Norte, Serra Catarinense e Foz do Rio Itajaí estão com 100% da capacidade

Santa Catarina vive um momento de grande atenção em relação à capacidade do sistema hospitalar, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira (26), revelam que a ocupação dos leitos de UTI adulto chegou a 94,8%, o que representa um cenário de alerta em todo o estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Atualmente, o estado possui 983 leitos de UTI adultos ativos, dos quais 932 estão ocupados. Já nas UTIs neonatais, o quadro também é preocupante: 288 leitos estão disponíveis, porém apenas 64 seguem vagos, representando uma ocupação de 77,8%.

Publicidade

A situação é ainda mais grave em algumas regiões. No Norte catarinense, onde está localizado o município de Joinville, a taxa de ocupação alcançou 96,3%.

Outras regiões também apresentam índices elevados, como o Meio-Oeste (93,6%) e o Vale do Itajaí (90,9%).

No final da terça-feira, a Serra Catarinense e a Foz do Rio Itajaí registraram 100% de lotação, de acordo com os dados do Cieges.

Nas UTIs neonatais, a Foz do Rio Itajaí e o Oeste catarinense já operam com 100% de ocupação, sem nenhum leito disponível.

O Vale do Itajaí também apresenta alta taxa, com 89,1% de leitos de UTI ocupados. Em contraste, regiões como o Sul do estado apresentam menor pressão, com 57,4% de ocupação.

Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento é reflexo da sazonalidade e do avanço dos casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).

Para aliviar a pressão, o governo estadual autorizou a abertura de 59 leitos emergenciais destinados especificamente ao atendimento de pacientes com SRAG.

Apesar dos números altos, o governo tranquiliza a população. “Não há risco de colapso, pois ainda existem cerca de 190 leitos disponíveis, somando UTIs neonatais e adultas”, afirma a secretaria. Além disso, existe a possibilidade de transferências entre regiões, caso a situação em alguma unidade hospitalar se agrave.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PMSC forma 948 novos soldados temporários em Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou 948...

Corpo de Bombeiros de Videira registra 739 atendimentos em setembro

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira registrou 739...

Candidatos do 2º turno não podem ser presos a partir deste sábado (10)

As candidatas e os candidatos que disputam o segundo...

Colisão entre duas caminhonetes mobiliza Bombeiros e SAMU na BR-282, em Joaçaba

Uma colisão frontal entre duas caminhonetes mobilizou equipes do...

Colisão entre Saveiro e caminhão deixa homem ferido na SC-355

Um homem de aproximadamente 55 anos ficou ferido após...

Homem fica ferido após briga com faca em Lebon Régis

Um homem de aproximadamente 35 anos ficou ferido após...