Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Santa Catarina registra primeiros óbitos por chikungunya em 2025

Até 21 de março, 179 casos foram confirmados em 29 municípios do estado

Os primeiros óbitos por chikungunya em Santa Catarina foram registrados este ano. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirma que a primeira morte pela doença foi de um homem de 83 anos, em Florianópolis, no dia 1º de janeiro. O segundo caso ocorreu com uma idosa de 85 anos, em Xanxerê, no Oeste do estado, no dia 17 de março. Um óbito permanece em investigação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Neste ano, até 21 de março, foram notificados 269 casos prováveis de chikungunya, sendo 179 confirmados. Dos 295 municípios catarinenses, 29 registraram casos prováveis da doença. Entre eles, os que tiveram maior número de registros são:

Publicidade
  • Xanxerê (144),
  • Florianópolis (19),
  • Campo Erê (17) e
  • Chapecó (15).

Os dados atualizados podem ser acompanhados no painel de monitoramento das arboviroses, https://cieges.saude.sc.gov.br/, em Vigilância em Saúde, Arbovírus – Dengue e Chikungunya.

Veja também

Videira inicia preparação das ruas para mudanças no trânsito

Pedro Uczai visita Videira e fala de investimentos

“Os números confirmam um aumento considerável nas últimas semanas e também em relação ao mesmo período do ano passado. É importante destacar que os casos podem não ser necessariamente por infecção no município de residência. Mas, demonstram a identificação da circulação viral no estado e isso é o principal fator de risco para o início da transmissão da doença, uma vez que o vetor está presente na maioria dos municípios”, alerta o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck.

A chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti, que também são responsáveis pela dengue e zika.

Os principais sintomas da doença surgem entre 4 a 8 dias após a picada do mosquito infectado e apresenta febre alta (acima de 38,5°C), dor intensa nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, cansaço extremo e manchas vermelhas na pele.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas e pode ser confirmado por exames de sangue específicos, como testes sorológicos e PCR.

A doença pode ser mais grave em idosos, recém-nascidos e em pessoas com doenças crônicas.

A persistência da dor articular também pode afetar a qualidade de vida por meses após a infecção.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ASCOM | SES

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cidades Sustentáveis em Debate: Desafios e Soluções no Meio-Oeste Catarinense

Cidades sustentáveis têm dominado as discussões sobre meio ambiente...

SC impulsiona alta produção e leva Brasil a zerar importação de cebola

O Brasil não importou cebola em outubro, situação inédita...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 2/2025 Chamada Pública n. 1/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Hemosc enfrentam estoque crítico de sangue e pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam situação crítica e...

Previsão do tempo: massa de ar seco garante quarta-feira estável em SC

A quarta-feira (19) será marcada pelo retorno do tempo...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem embriagado é preso após perseguição com máquina agrícola em Fraiburgo

Na noite desta terça-feira (11), a Polícia Militar de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Outros Tópicos Interessantes