A saúde mental em um mundo cada vez mais acelerado merece atenção e cuidado profissional para manter o equilíbrio, a resiliência e o bem-estar. Na busca por compreender e abordar as complexidades da saúde mental na contemporaneidade, conversamos com a Dra. Karen Pivetta, médica psiquiatra formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e especializada pelo Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina em Florianópolis.
O trabalho do profissional da psiquiatria
O psiquiatra tem como primeira formação a medicina geral, e em seguida ele cursa uma residência. Assim, o profissional realiza uma especialização para atuar na psiquiatria. Ao ser formado em medicina, o psiquiatra consegue realizar uma avaliação mais abrangente no paciente. O médico psiquiatra ajuda os pacientes na cura ou no alívio de sofrimentos psíquicos através do diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais, como transtornos do humor (depressão, ansiedade, bipolaridade), esquizofrenia, demência, etc.
Há um estigma na sociedade associado ao trabalho do psiquiatra, frequentemente relacionado à ideia de que seu papel se resume a receitar medicamentos, o que não é verdade. No entanto, Dra. Karen enfatiza a importância de uma avaliação detalhada, explorando traumas, situações de vida e a presença de patologias. “Acaba sendo muito simplista fornecer só fármacos. A psiquiatria envolve pensamentos e emoções, sendo crucial uma avaliação completa do paciente”, ressalta ela.
Veja também
Saiba qual o tempo para transplante cardíaco em SC
Sintomas e autoexame ajudam a identificar tumores de cabeça e pescoço
Saúde mental: quando procurar ajuda profissional
A Dra. Karen destaca a importância de buscar ajuda profissional diante de sofrimentos contínuos e, muitas vezes, silenciosos. “O sofrimento emocional faz parte da vida das pessoas, mas existem aspectos que podem ser contínuos e não saudáveis”, alerta. Dificuldades de concentração, distúrbios no sono e persistentes padrões negativos podem indicar a necessidade de avaliação profissional.
A profissional da saúde mental ressalta que a psiquiatria vai além do fornecimento de medicamentos, envolvendo a compreensão profunda dos pensamentos e emoções do paciente. “A angústia nem sempre é saudável, e como profissional, o psiquiatra realiza uma avaliação completa”, afirma Dra. Karen.
Em um mundo onde o equilíbrio emocional é crucial, a Dra. Karen Pivetta destaca a importância de buscar ajuda quando necessário e quebrar estigmas associados à saúde mental. Sua abordagem holística reflete a essência de uma psiquiatria que se preocupa não apenas com a prescrição, mas com a compreensão e o cuidado integral do indivíduo.