Ícone do site PortalRBV

SC registra mais de 134 mil casos de dengue até dezembro de 2025

SC registra mais de 134 mil casos de dengue até dezembro de 2025

Foto: Divulgação

Com a expansão dos focos do mosquito Aedes aegypti e o crescimento constante das notificações de dengue, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, reforça ações de mobilização e controle do vetor em todo o estado. Segundo o Informe Epidemiológico de 1º de dezembro, já foram registrados 62.209 focos de Aedes aegypti em 263 municípios catarinenses.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Santa Catarina contabilizou 134.231 notificações de dengue, sendo que 25.734 são consideradas casos prováveis.

O período também registrou 21 mortes confirmadas e três sob investigação.

Entre os 295 municípios do estado, 184 já estão classificados como infestados pelo mosquito.

“O avanço das arboviroses em Santa Catarina resulta de uma combinação de fatores ambientais e comportamentais. As condições climáticas atuais favorecem a reprodução do Aedes aegypti e, ao mesmo tempo, ainda enfrentamos desafios para que a população mantenha práticas preventivas de forma contínua. O enfrentamento é complexo: não basta eliminar criadouros, é preciso manter a vigilância permanente e fortalecer o engajamento de todos. A dengue já faz parte do nosso cenário epidemiológico e demanda uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade”, explica João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Chikungunya

Além da dengue, o estado também registrou 2.799 notificações de chikungunya, sendo 840 casos prováveis e 699 confirmados laboratorialmente, um aumento de 577,4% em relação a 2024, quando haviam sido contabilizados 124 casos prováveis.

Até o momento, quatro óbitos foram confirmados.

A chikungunya, transmitida pelo mesmo mosquito, provoca febre alta, dores intensas nas articulações, dor muscular, cansaço extremo e manchas vermelhas, podendo levar à internação ou óbito, principalmente entre idosos e pessoas com comorbidades.

Foto: Banco de Imagens

Combate à dengue

A SES reforça que o combate às arboviroses depende da ação conjunta da população.

Algumas medidas essenciais incluem:

Foto: Ascom Prefeitura

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile