Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Segunda-feira é o dia com mais infartos, aponta estudo internacional

No Brasil, infartos atingem até 400 mil pessoas por ano e lideram as mortes por doenças cardiovasculares

A fama negativa da segunda-feira ganhou reforço científico. Pesquisas recentes mostram que esse é o dia com maior incidência de infartos graves. Um levantamento realizado por especialistas do Belfast Health and Social Care Trust, em parceria com o Royal College of Surgeons, na Irlanda, analisou milhares de registros hospitalares entre 2013 e 2018.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os dados revelam que a segunda-feira apresenta um risco 13% maior de infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI), o tipo mais perigoso de ataque cardíaco.

Publicidade

Esse tipo de infarto ocorre quando uma artéria coronária principal está completamente bloqueada, exigindo atendimento imediato para evitar morte súbita. O estudo examinou 10.528 pacientes internados em hospitais da Irlanda e da Irlanda do Norte.

Os autores observaram picos nas ocorrências logo no início da semana, especialmente nas primeiras horas da segunda-feira.

Entre os possíveis motivos, destaca-se o aumento do estresse causado pelo retorno às atividades após o descanso do final de semana.

Além disso, os pesquisadores levantaram outra hipótese: a influência do ritmo circadiano, que regula o ciclo de sono e vigília. A mudança brusca no padrão de sono ao iniciar a semana pode impactar negativamente a saúde cardiovascular.

“O mecanismo exato para essas variações é desconhecido, mas presumimos que tenha algo a ver com a forma como o ritmo circadiano afeta os hormônios circulantes que podem influenciar ataques cardíacos e derrames”, explicou o cardiologista Jack Laffan, responsável pela pesquisa.

Ele complementa: “É provável que seja devido ao estresse de voltar ao trabalho. O aumento do estresse leva ao aumento dos níveis do hormônio do estresse cortisol, que está associado a um maior risco de ataque cardíaco.”

No Brasil

No Brasil, os números também preocupam. Estima-se que, a cada ano, ocorram entre 300 mil e 400 mil casos de infarto agudo do miocárdio (IAM). A doença figura como a principal causa de morte entre problemas cardiovasculares.

De acordo com dados do SUS, as internações por infarto cresceram mais de 25% entre 2016 e 2022, subindo de 81.500 para mais de 100 mil.

Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia aponta ainda um aumento de 158% nas internações de homens por infarto entre 2008 e 2022, enquanto entre as mulheres o crescimento foi de 157%.

Portanto, os especialistas reforçam a importância de adotar hábitos saudáveis, reduzir o estresse e respeitar o ciclo natural do sono, especialmente no início da semana.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Turista chinês morre no mar de SC

Um turista chinês de 58 anos morreu na manhã...

Ao abrir caixão lacrado, irmão descobre troca de corpos durante funeral no Meio-Oeste de SC

Uma situação marcada por dor, choque e revolta abalou...

Mega da Virada: Caixa alerta sobre sites de apostas falsos

Com a proximidade do sorteio da Mega da Virada...

Mais Lidas da semana

Jovem morre após colisão entre carro e caminhão em Fraiburgo

Na madrugada desta terça-feira (23), por volta das 3h59,...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Identificado jovem que morreu em grave acidente na SC-355 em Fraiburgo

Foi identificado como Kauan Giorgie Rodrigues Zimermann, de 25...

Cavalo solto na pista provoca acidente na SC-355 em Fraiburgo

Um acidente de trânsito envolvendo um animal de grande...

Outros Tópicos Interessantes