A partir de terça-feira, 1º de julho, o Governo Federal amplia a vacinação no SUS, incluindo a vacina meningocócica ACWY como reforço para crianças de 12 meses. O esquema vacinal infantil permanece com duas aplicações da vacina meningocócica C, nos três e cinco meses. No entanto, o reforço, aplicado aos 12 meses, passa a ser realizado com a vacina ACWY, garantindo proteção adicional contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da meningite.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da medida:
“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o enfrentamento da doença.”
Conforme consta na Nota Técnica nº 77/2025, crianças que já receberam as duas doses da vacina meningocócica C e o reforço não precisam repetir a vacinação neste momento.
Veja também
Deputado Lucas Neves destina mais de R$ 600 mil para APAEs e esporte no Meio-Oeste de SC
Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses já podem utilizar a vacina ACWY como dose substituta.
Até hoje, o SUS disponibiliza a vacina meningocócica ACWY em dose única para adolescentes entre 11 e 14 anos, considerando o histórico vacinal. A novidade introduz cautelosamente a criança de 1 ano de idade ao calendário.
Desde 2024, o Ministério da Saúde conta com as Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, alinhadas ao esforço global da OMS. Esse documento foi elaborado em parceria com a sociedade civil e organismos nacionais e internacionais.
Em 2025, o Brasil já registrou 4.406 casos de meningite confirmados, sendo que 1.731 foram bacterianos, 1.584 virais e 1.091 provocados por outros tipos ou causas não identificadas.
Além da meningocócica, o SUS oferece outras vacinas que também contribuem para a prevenção da doença, como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente).
A meningite
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos, parasitas ou por motivos não infecciosos. As formas bacterianas tendem a ocorrer com mais frequência no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e verão.