Setor tranquilizou moradores, evidenciando a inexistência de casos de pacientes vetorizados pelo Aedes aegypti na cidade e recomendou medidas de combate ao mosquito aos moradores.
A Secretaria de Saúde de Treze Tílias, divulgou nesta semana, um alerta aos moradores de Treze Tilias, sobre os procedimentos de controle sobre focos do mosquito da dengue.
Segundo o secretário Cleomar Brandalise, apesar de o mosquito ter sido encontrado na fase larvária em 14 pontos de armadilhas espalhados pelo município, até o momento não houve confirmação de nenhum paciente infectado pelo vírus da dengue.
Conforme o setor, a equipe de Vigilância Epidemiológica tem se mantido atuante ao longo doa no e especialmente neste período, intensificou o trabalho.
Para adicionar mais segurança ao município, o serviço deve receber reforço com a contratação de um novo agente de endemias, já autorizado pelo Executivo.
Na próxima quinta-feira (15) um mutirão integrando diversos profissionais da Prefeitura de Treze Tílias, irá percorrer locais estratégicos como o Cemitério Municipal, pontos do Jardim das Flores e São José, onde larvas do mosquito foram localizadas.
Veja também
Treze Tílias abre a 13ª edição da Semana da Escultura
Expotílias é lançada oficialmente no Tirol brasileiro
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que no Brasil, tem como vetor a fêmea do mosquito Aedes aegypti (significa “odioso do Egito”), inseto responsável pela transmissão de outras doenças virais como a febre amarela, a chikungunya e a zika virus.
Para a Secretaria de Saúde de Treze Tílias, para manter a cidade de Treze Tílias, livre da dengue, a principal dica é não deixar a água acumular em recipientes. Já que cerca de 75% dos criadouros detectados pelos agentes de saúde estão dentro de casa.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: