Fotos: Ascom Uniarp
O Hospital Maice de Caçador está investindo em uma alimentação mais natural e terapêutica com a criação de uma horta medicinal. A iniciativa, em parceria com a Uniarp, pretende substituir os chás industrializados por versões naturais, mais saudáveis e sustentáveis. Os chás são servidos regularmente a pacientes e acompanhantes, e agora contarão com ervas frescas e cuidadosamente cultivadas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A proposta partiu da nutricionista Janaína Pereira da Silva e da coordenadora Márcia Lúcia. Com apoio do curso de Agronomia da Uniarp, a horta é desenvolvida dentro de um projeto de Extensão Curricular chamado “Elaboração de projeto e construção de horta medicinal em Rio das Antas, para o Hospital Maicé”, sob orientação da professora Débora Ceretta Jung.
No sábado, 17 de maio, o projeto ganhou vida com o plantio de quatro espécies de ervas medicinais: capim-limão, erva-cidreira, melissa e hortelã. As mudas foram disponibilizadas pela professora Dra. Flávia Werner com apoio dos acadêmicos de Agronomia da Uniarp.
O mutirão contou com a presença ativa dos estudantes e das professoras Flávia Werner, Débora Jung, Eliana Adami, Caroline Esperança (coordenadora do curso), além da diretora do hospital, irmã Elizabeth Lima, da irmã Maria Aparecida Tavares e da nutricionista Janaína.
Próximos passos do projeto de horta medicinal
Antes do plantio, a equipe realizou visitas ao sítio em Rio das Antas para definir o melhor local de cultivo. Agora, o projeto entra em nova fase com a criação de materiais informativos sobre o uso e preparo dos chás, tanto impressos quanto online, para consulta de profissionais e pacientes.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira (20) apresenta a formação de uma nova…
Diante da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município…
Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas de oportunidades de trabalho em várias…
A Unoesc, universidade comunitária com presença marcante no Oeste de Santa Catarina, promoverá uma Sessão…
Na madrugada de sábado, 17 de maio, um conflito conjugal mobilizou a Polícia Militar em…
Em uma noite histórica para o MDB de Rio das Antas, a Câmara Municipal foi…
This website uses cookies.