Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Uso de cigarros eletrônicos preocupa especialistas e cresce entre os jovens no Brasil

Dia Mundial Sem Tabaco alerta para aumento do tabagismo e os perigos dos cigarros eletrônicos (vapes)

Com a chegada do inverno e as temperaturas cada vez mais baixas, a saúde respiratória se torna um tema ainda mais relevante. Em meio a esse cenário, o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, ganha destaque ao trazer reflexões importantes sobre o consumo de tabaco, especialmente o crescente uso dos cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O médico epidemiologista Eduardo Alves de Araújo conversou com nossa equipe sobre os impactos do tabagismo e alertou para dados preocupantes. “Em 2025, depois de quase 18 anos de queda no número de fumantes, o Brasil voltou a registrar aumento na taxa de tabagismo”, afirmou.

“Pela primeira vez desde 2007, houve crescimento no número de adultos que consomem tabaco, saltando de 9,3% para mais de 11%”

Publicidade

Um dos principais fatores por trás desse aumento é a popularização dos cigarros eletrônicos. Apesar de não estarem incluídos nos dados oficiais que medem o uso de cigarro tradicional, o consumo dos vapes tem crescido especialmente entre os jovens e adolescentes, o que agrava ainda mais a situação.

Segundo o Dr. Eduardo, os cigarros eletrônicos trazem riscos severos à saúde pulmonar. “O vape é uma substância química que é injetada diretamente no pulmão, um órgão que não foi feito para ter contato com esse tipo de composto. Os efeitos podem incluir doenças graves como bronquiolite obliterante, que compromete a respiração e pode ser fatal”, explicou.

Nos últimos dias, inclusive, casos graves envolvendo o uso de cigarros eletrônicos por menores de idade ganharam destaque nacional, como o de um jovem de 15 anos que morreu em decorrência de complicações respiratórias atribuídas ao uso constante do vape.

A indústria do tabaco tem apostado fortemente em propagandas com apelo visual e modismos para atrair novos consumidores.

“Já foi o cigarro comum, depois o narguilé, e agora os cigarros eletrônicos. A lógica é sempre a mesma: buscar novos meios de atrair o público jovem e mascarar os perigos reais do produto”

Além disso, o uso do vape em períodos de maior incidência de doenças respiratórias, como o inverno, representa um risco ainda maior. A combinação entre tabagismo e infecções, como gripes e resfriados, pode levar a complicações sérias, incluindo pneumonias e internações em UTI.

Para o especialista, a principal orientação é clara: abandonar o uso do cigarro, seja tradicional ou eletrônico, e redobrar os cuidados com a saúde respiratória durante o inverno. “Quem fuma tem o pulmão mais vulnerável. Associar o tabagismo com infecções pode ser fatal. É fundamental manter a vacinação em dia, evitar aglomerações e cuidar do sistema imunológico”, conclui o Dr. Eduardo

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Sábado D movimenta o comércio de Caçador neste dia 6 de setembro

A CDL Caçador promove neste sábado, 6 de setembro,...

Mulher usa notas falsas em loja de Calmon

Na quinta-feira (4) a Polícia Militar foi acionada após...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Motorista é preso por contrabando de abóboras em Santa Catarina

Um motorista foi preso por contrabando de abóboras em...

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Carro capota, pega fogo e ocupantes fogem em Pinheiro Preto

Um acidente de trânsito na SC-135, em Pinheiro Preto,...

Invasão de javalis preocupa produtores em Santa Catarina

Em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º de setembro, intitulado...

Outros Tópicos Interessantes