Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Uso de cigarros eletrônicos preocupa especialistas e cresce entre os jovens no Brasil

Dia Mundial Sem Tabaco alerta para aumento do tabagismo e os perigos dos cigarros eletrônicos (vapes)

Com a chegada do inverno e as temperaturas cada vez mais baixas, a saúde respiratória se torna um tema ainda mais relevante. Em meio a esse cenário, o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, ganha destaque ao trazer reflexões importantes sobre o consumo de tabaco, especialmente o crescente uso dos cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O médico epidemiologista Eduardo Alves de Araújo conversou com nossa equipe sobre os impactos do tabagismo e alertou para dados preocupantes. “Em 2025, depois de quase 18 anos de queda no número de fumantes, o Brasil voltou a registrar aumento na taxa de tabagismo”, afirmou.

“Pela primeira vez desde 2007, houve crescimento no número de adultos que consomem tabaco, saltando de 9,3% para mais de 11%”

Publicidade

Um dos principais fatores por trás desse aumento é a popularização dos cigarros eletrônicos. Apesar de não estarem incluídos nos dados oficiais que medem o uso de cigarro tradicional, o consumo dos vapes tem crescido especialmente entre os jovens e adolescentes, o que agrava ainda mais a situação.

Segundo o Dr. Eduardo, os cigarros eletrônicos trazem riscos severos à saúde pulmonar. “O vape é uma substância química que é injetada diretamente no pulmão, um órgão que não foi feito para ter contato com esse tipo de composto. Os efeitos podem incluir doenças graves como bronquiolite obliterante, que compromete a respiração e pode ser fatal”, explicou.

Nos últimos dias, inclusive, casos graves envolvendo o uso de cigarros eletrônicos por menores de idade ganharam destaque nacional, como o de um jovem de 15 anos que morreu em decorrência de complicações respiratórias atribuídas ao uso constante do vape.

A indústria do tabaco tem apostado fortemente em propagandas com apelo visual e modismos para atrair novos consumidores.

“Já foi o cigarro comum, depois o narguilé, e agora os cigarros eletrônicos. A lógica é sempre a mesma: buscar novos meios de atrair o público jovem e mascarar os perigos reais do produto”

Além disso, o uso do vape em períodos de maior incidência de doenças respiratórias, como o inverno, representa um risco ainda maior. A combinação entre tabagismo e infecções, como gripes e resfriados, pode levar a complicações sérias, incluindo pneumonias e internações em UTI.

Para o especialista, a principal orientação é clara: abandonar o uso do cigarro, seja tradicional ou eletrônico, e redobrar os cuidados com a saúde respiratória durante o inverno. “Quem fuma tem o pulmão mais vulnerável. Associar o tabagismo com infecções pode ser fatal. É fundamental manter a vacinação em dia, evitar aglomerações e cuidar do sistema imunológico”, conclui o Dr. Eduardo

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Sábado D movimenta o comércio de Caçador neste dia 6 de setembro

A CDL Caçador promove neste sábado, 6 de setembro,...

Mulher usa notas falsas em loja de Calmon

Na quinta-feira (4) a Polícia Militar foi acionada após...

Mais Lidas da semana

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Invasão de javalis preocupa produtores em Santa Catarina

Em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º de setembro, intitulado...

Carro capota, pega fogo e ocupantes fogem em Pinheiro Preto

Um acidente de trânsito na SC-135, em Pinheiro Preto,...

Quadrilha lucrava R$ 100 mil por mês com cada mulher traficada de SC para Irlanda

Uma operação de grande porte da Polícia Federal, deflagrada...

Outros Tópicos Interessantes