Foto: Divulgação
A partir de hoje, 4 de novembro, o Ministério da Saúde altera o esquema vacinal contra a poliomielite. As duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) serão substituídas por uma única dose da vacina inativada poliomielite (VIP). Assim, o esquema vacinal ficará totalmente baseado na VIP.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, as crianças recebem três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de duas doses de reforço da VOP, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos.
Com a nova alteração, o esquema vacinal passará a ser com todas as doses injetáveis:
Essa mudança segue uma tendência global e foi debatida amplamente na Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI).
Veja também
CFM entra na Justiça contra cotas na residência médica
Santa Catarina recebe 50.400 novas doses de vacina
O encontro contou com representantes de diversas entidades, como a Sociedade Científica, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destacou a importância da vacina oral na imunização do país, que está há 34 anos livre da poliomielite.
Ele explicou que a vacina oral era excretada nas fezes e ajudava na imunização indireta de outras crianças, mesmo as não vacinadas. Contudo, essa prática não é mais necessária, pois o vírus selvagem da doença está restrito ao Afeganistão e ao Paquistão.
Kfouri alertou ainda sobre os riscos do vírus vacinal, que pode sofrer mutações e causar paralisia em pessoas não vacinadas. Ele reiterou que a nova vacina é segura e deve fazer parte do calendário de imunizações.
“As crianças precisam ser vacinadas. A paralisia só ocorre em quem não tem vacina”, concluiu.
Nossas Redes Sociais
Na madrugada desta quarta-feira (21), um trágico acidente na BR-282, em Maravilha, no Oeste de…
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados do Registro Civil 2023,…
A poucos dias do fim do prazo, cerca de 19 milhões de contribuintes ainda não…
A partir desta quarta-feira (21) uma frente fria começa a influenciar diretamente o tempo em…
De acordo com os últimos levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea),…
This website uses cookies.