Ícone do site PortalRBV

Videira já registra 31 casos suspeitos de dengue nos primeiros 15 dias de 2026

Videira já registra 31 casos suspeitos de dengue nos primeiros 15 dias de 2026

Foto: Divulgação

Nos primeiros 15 dias de 2026, o município de Videira já contabilizou 31 casos suspeitos de dengue, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde. O número reforça a presença do Aedes aegypti em todos os 33 bairros da cidade e alerta para a necessidade de atenção da população na prevenção da doença.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a secretária de Saúde, Maribel Gaio, Videira enfrenta a circulação do mosquito desde 2023.

“Trabalhamos intensamente com agentes de endemias e campanhas como o ‘Bota Fora’ e a recolha de pneus, que são locais onde a água acumulada favorece a proliferação do mosquito. Mesmo assim, os números ainda não são positivos”, destacou.

Ela reforçou que a participação da população é fundamental para reduzir os focos do mosquito e, consequentemente, os casos de dengue.

A bióloga Luciele Zago, coordenadora do programa de prevenção, explicou que as armadilhas monitoram a presença do Aedes aegypti em toda a cidade.

“Iniciamos o ano com mais focos positivos do que o esperado. Além disso, recebemos 31 notificações de casos suspeitos apenas nas duas primeiras semanas do ano, o que exige intensificação do trabalho de combate nos bairros”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde, a conscientização da população é essencial, principalmente em relação a quintais, piscinas infláveis, pneus e recipientes que acumulam água.

Foto: Divulgação

“Os agentes de endemias estão identificados e orientam os moradores, mas é preciso que a população abra as portas e colabore diariamente para que possamos reduzir a circulação do vírus”, afirmou Maribel Gaio.

Além da dengue, Videira também se prepara para evitar a chegada da chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito e cujos efeitos podem ser ainda mais graves.

A Prefeitura reforça que a prevenção depende de cada cidadão, com cuidados simples, mas constantes, em suas casas e arredores.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile