Desde o início de 2025, a Secretaria de Saúde de Videira conseguiu reduzir em 73,5% as filas e o tempo de espera para atendimentos em saúde mental. Até pouco tempo atrás, a Rede de Atenção Psicossocial da cidade enfrentava um colapso assistencial grave, dificultando o acesso dos pacientes aos serviços essenciais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo a secretária de Saúde, Maribel Gaio, em janeiro deste ano a fila de espera já acumulava 1.700 pessoas, algumas delas aguardando atendimento há até três anos.
Essa situação preocupante levou o Ministério Público a ajuizar, no final de 2024, uma Ação Civil Pública contra o município devido à ausência de medidas eficazes para solucionar o problema.
Logo em janeiro de 2025, a nova gestão municipal adotou ações rápidas e estratégicas para reverter o quadro.
Entre as medidas tomadas, destacam-se a contratação de cinco psicólogos e um psiquiatra, o que permitiu reduzir a fila para cerca de 449 pacientes, representando uma queda expressiva no tempo de espera.
Além do reforço nas equipes, Videira ampliou outras iniciativas na área da saúde mental
Investiu na capacitação dos profissionais com base no Manual da Organização Mundial da Saúde (OMS) e firmou parceria com o Núcleo de Psicologia da UNOESC.
Também passou a oferecer atendimentos direcionados à Associação dos Amigos Autistas e à Rede Videirense de Combate ao Câncer.
Outro avanço importante foi a criação do Núcleo da Criança e do Adolescente, com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, neuropediatra, fonoaudiólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.
O município também implantou o programa “Cuidar de Quem Cuida”, que tem foco na saúde mental dos servidores municipais.
O prefeito Wilmar Carelli reconhece a gravidade do cenário e reforça o compromisso da administração: “Queremos que os videirenses recebam o cuidado que precisam e merecem, de forma humanizada e contínua. Seguimos trabalhando para zerar todas as filas que encontramos”.