Saúde

Videira reforça combate à dengue com capacitação de agentes e nova aplicação de inseticida

Em Videira, o combate à dengue é realizado com capacitação de agentes de saúde e aplicação de inseticida nos bairros com maior número de focos e casos da doença.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os agentes de saúde dos municípios da região participaram de um importante encontro para discutir o controle do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

A capacitação realizada em Videira foi conduzida pela equipe da Gerência Regional de Saúde da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).

Durante o evento, foram discutidas estratégias para o controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, incluindo a aplicação de inseticidas e o uso de novas tecnologias recomendadas

O evento teve a presença da bióloga Bruna Rodrigues, que detalhou as novas tecnologias e estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para combater a doença.

“Estamos com um treinamento sobre controle vetorial do Aedes aegypti, com foco na aplicação de inseticidas. O Ministério da Saúde está trazendo novas tecnologias para o controle do vetor, como o BRI, que é a borrifação intradomiciliar em locais públicos”, explicou.

Participação da comunidade

A bióloga Luciele Zago, responsável pela Vigilância Epidemiológica, enfatizou a importância de a população colaborar nas ações de controle contra à dengue.

“A eliminação de depósitos de água continua sendo a principal medida de combate ao Aedes aegypti. Mesmo no inverno, é fundamental que as pessoas verifiquem seus terrenos, caixas d’água e calhas”, destacou.

Nova passagem de inseticidas pelos bairros de Videira

Além disso, Luciele anunciou que a aplicação de inseticidas começará nesta quarta-feira (14), a partir das 17h, nos bairros:

  • Oficina,
  • De Carli e
  • Campo Experimental.

“Pedimos à população que abra as portas e janelas de suas casas, para garantir que o inseticida tenha maior eficácia. Se as casas estiverem fechadas, o mosquito não será atingido”, alertou.

Sobre a segurança da população durante o processo, Luciele orientou:

“É ideal que as pessoas saiam de suas casas ou se afastem para um cômodo mais distante, além de manter seus animais de estimação em segurança, fora das áreas de aplicação”.

A população é chamada a colaborar no combate à dengue, eliminando focos de água parada e seguindo as orientações dos profissionais de saúde.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

2ª Corrida Rústica do 15º Batalhão da PM ocorre dia 15 de junho

Em comemoração ao aniversário de 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina e 18…

10 minutos ago

Campanha do Agasalho 2025 é lançada em Caçador

Foi lançada na segunda-feira (13) a Campanha do Agasalho 2025 em Caçador, com o lema…

50 minutos ago

Plano de Cultura de Ibiam pauta votação da Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Ibiam realizou sessão ordinária na última segunda-feira, dia 13 de maio,…

50 minutos ago

Destaques Caçadorenses 2025 serão homenageados dia 23 de maio

Os vereadores de Caçador aprovaram na noite de segunda-feira (12), o Projeto de Lei que…

2 horas ago

This website uses cookies.