Foto: Divulgação
A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou no dia 4 de abril o boletim epidemiológico que apresenta dados preocupantes sobre a situação da dengue no município. Até o início de abril, foram confirmados 114 casos da doença, sendo que 4 casos têm histórico de viagem. Além disso, há 3 pessoas internadas devido à gravidade da doença.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O boletim também revelou 143 focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, sendo que os bairros com maior número de focos incluem o
Na terça-feira, 1º de abril, a cidade de Videira intensificou suas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Um carro de “fumacê” percorreu os bairros Dois Pinheiros, Alvorada, Matriz e São Cristóvão, aplicando inseticida para exterminar o Aedes aegypti.
A bióloga Bruna Rodrigues, da Gerência Regional de Saúde, ressaltou que, embora a dispersão do inseticida seja eficaz, o esforço individual de cada morador também é fundamental para o controle da doença.
Veja também
Mudanças no trânsito já estão valendo em Videira
SC registra mais de 7.700 casos de violência escolar em 2024
Bruna recomenda que todos os moradores dediquem pelo menos 10 minutos por semana para inspecionar seus quintais e eliminar qualquer foco de água parada.
“Se não tivermos criadores do mosquito, não teremos a doença, pois ele não conseguirá se reproduzir”. A eliminação de criadouros é, portanto, essencial. ressalta a bióloga
A bióloga também orienta a população a verificar locais como vasos de plantas, cisternas, calhas, caixas d’água e até objetos que possam acumular água, como pneus e entulhos.
“A eliminação mecânica de depósitos é a forma mais eficaz contra a dengue”, explicou Bruna.
Além disso, a Secretária de Saúde de Videira, Maribel Gaio, reforçou a importância do uso de repelente, especialmente nos horários de maior atividade do mosquito – pela manhã e no final da tarde.
O repelente é considerado uma das formas mais eficazes de prevenção, pois o mosquito geralmente pica a região das pernas e não voa acima de três metros.
A população de Videira também deve estar atenta aos sintomas da dengue, que incluem
Caso esses sintomas apareçam, Maribel Gaio alerta que é fundamental procurar atendimento médico nas Unidades de Saúde da Família (ESFs), na UPA ou no hospital.
Ela explicou que entre o quinto e o sexto dia de sintomas, a pessoa pode começar a apresentar sinais de desidratação e agravamento da doença, o que pode exigir cuidados hospitalares.
“A busca por cuidados médicos é essencial para a pronta recuperação.” alerta a secretária de saúde municipal
Nossas Redes Sociais
O Caçador Futsal entra em quadra neste sábado, 12 de abril, às 19h, no Ginásio…
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira (8) indica que desde a madrugada…
Na última semana, as regiões do Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina receberam…
Caçador inicia vacinação contra a gripe (influenza) nesta segunda-feira (7), deixando a imunização disponível para…
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a Prefeitura de Videira…
O novo presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, realiza sua primeira agenda institucional no…
This website uses cookies.