Três municípios catarinenses estão entre as 23 cidades brasileiras que contam com pelo menos 10 cervejarias registradas, segundo o Anuário da Cerveja 2025, divulgado esta semana pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. A novidade do ranking deste ano é a inclusão da capital, Florianópolis, ao lado das já tradicionais Blumenau e Joinville.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre as três, Blumenau continua sendo a referência nacional. Conhecida como a capital brasileira da cerveja artesanal, a cidade soma 18 cervejarias.
Isso a coloca na 12ª colocação no ranking nacional, liderado por São Paulo, com 66 estabelecimentos.
Joinville aparece na 17ª posição, com 12 cervejarias registradas. Logo atrás vem Florianópolis, em 18º lugar, com 11 fábricas.
A presença das três cidades reforça o destaque de Santa Catarina como polo cervejeiro no Brasil.
Além disso, o estado foi o que mais abriu novas cervejarias em 2024, com um saldo positivo de 25 novos empreendimentos.
O crescimento foi de 11,1% em relação ao ano anterior, totalizando agora 250 cervejarias ativas em território catarinense.
Setor cervejeiro em SC
Outro dado relevante está no mercado de trabalho. Santa Catarina registrou a terceira maior alta no número de empregos no setor cervejeiro entre todos os estados brasileiros.
O crescimento foi de 9,31%, ficando atrás apenas de Roraima (18,1%) e Acre (11,1%). Em números absolutos, o setor gerou 1.703 vagas de trabalho no estado em 2024.
O anuário ainda destaca que há cerca de 5,5 mil cervejas registradas em Santa Catarina junto ao Ministério da Agricultura. Porém, um dado chamou atenção: “Blumenau, que estava na lista no anuário anterior, saiu da relação desta vez”, referindo-se às cidades com mais de 500 cervejas registradas.
No cenário nacional, o Brasil encerrou 2024 com 1.949 cervejarias, registrando um crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. Apesar disso, o setor mostra sinais de desaceleração, já que esse foi o menor avanço percentual em 20 anos.