Na tarde desta quinta-feira (22), a Secretaria de Assistência Social de Videira reuniu mais de 20 instituições, além de secretários municipais e vereadores. O objetivo foi discutir a criação da Política Municipal para Atendimento da População em Situação de Rua. A iniciativa visa unir esforços para enfrentar esse problema social crescente na cidade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O encontro destacou a urgência de sensibilizar a sociedade organizada para a importância de políticas públicas específicas. Segundo a secretária de Assistência Social, Katiane Moraes, a população em situação de rua no Brasil aumentou 221% entre 2012 e 2022.
Videira também sofre com essa realidade. Conforme Katiane, o município enfrenta um aumento significativo no número de pessoas em situação de rua.
Por isso, a Administração Municipal quer envolver a comunidade para definir ações que garantam atendimento eficaz. O foco é resgatar a dignidade, os direitos e a cidadania dessas pessoas.
Veja também
Restituição do Imposto de Renda 2025 começa hoje: veja se você está no 1º lote
Tarifa de água e esgoto será reajustada em 4,76% a partir de julho em Videira
“Muitos acreditam que essas pessoas estão lá por escolha própria, mas se esquecem que a maioria tem problemas com drogas, álcool, doenças graves; e o atendimento adequado para cada caso é uma obrigação da comunidade como um todo.” reforça a secretária de Assistência Social
Comitê responsável
Como resultado da reunião, foi criado um comitê responsável por alinhar e executar as ações do Plano Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua.
O plano começará com um diagnóstico detalhado da situação local, seguido da organização da rede de atendimento.
O vice-prefeito Rafael Balestrin ressaltou o compromisso do poder público com as questões sociais do município. Ele chamou a comunidade para participar ativamente:
“O bem-estar dos videirenses é responsabilidade de toda a sociedade organizada e queremos o apoio de cada um de vocês no enfrentamento dessas questões difíceis.”
O comitê gestor será completamente formado em 20 dias. Nesse período, também serão definidas as primeiras medidas para colocar o plano em prática.
Nossas Redes Sociais