Rádios RBV

Menu

Cuidados com a pele devem ser redobrados no verão

Cuidados com a pele devem ser tomados durante todo o ano e principalmente no verão

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV com informações de Agência Brasil

Os cuidados com a pele devem ser redobrados no verão, isso porque a incidência dos raios ultra-violetas pode causar o aparecimento de câncer de pele. Porém, os cuidados devem ser tomados durante o ano, é o que afirma o médico oncologista Rodrigo Rovere. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“O cuidado com a pele deve ser durante o ano todo, claro que no verão a gente fica mais exposto ao sol, […], mas definitivamente é algo que a gente deve ficar se preocupando durante o ano todo. Principalmente porque essa incidência do sol é cumulativa. Quanto mais a gente recebe, não existe uma maneira de a gente limpar”

Conforme o médico, em Santa Catarina, os números de incidência de câncer de pele chamam cada vez mais atenção. “Especificamente, os nossos números aqui de Santa Catarina de incidência de câncer de pele são assustadores”, afirma Rovere. O médico explica que esta situação ocorre pelo fato de uma combinação de tonalidade de pele dos catarinenses e alta exposição ao sol.

- Publicidade -

A busca pelo bronzeamento perfeito, muitas vezes, acaba esbarrando em situações prejudiciais para a pele. Rovere afirma que países europeus já proibiram a realização de bronzeamento artificial, que acaba sendo encontrado em cidades como a capital, Florianópolis.

Durante todo o ano, a melhor prevenção segue sendo a utilização de protetor solar e a não exposição ao sol durante os momentos mais quentes do dia. Em caso de surgimento de alguma mancha ou marca, um médico deve ser procurado imediatamente. 

Verão começa com previsão de calor acima da média histórica

Já é verão no Brasil. Mais precisamente desde a 0h27 desta sexta-feira (22), quando a estação começou em todo o Hemisfério Sul. Depois de um ano marcado por ondas atípicas de calor, a previsão é de temperaturas acima da média histórica, segundo relatório climático produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Normalmente, o verão no país é marcado pela elevação de temperatura, dias mais longos do que as noites, chuvas fortes, descargas elétricas e ventos de intensidade moderada a forte. Devido ao fenômeno El Niño, que alterna a distribuição da temperatura da água no Oceano Pacífico, as alterações no clima devem ser mais intensas. No Brasil, os efeitos do El Niño podem se prolongar por toda a estação, que termina em 20 de março de 2024.

Entre os meses de janeiro e março, a Região Norte do país pode registrar calor com valores de 1ºC acima da média histórica. Em relação às chuvas, os estados do Acre, de Roraima, do Amapá e o sudoeste do Amazonas devem ter volumes próximos ou acima da média no trimestre. Outras regiões devem continuar enfrentando um período de seca. É o caso da maior parte do Amazonas, Pará, de Rondônia e do Tocantins.

Verão começa com previsão de calor acima da média histórica com isso cuidados com a pele devem redobrar

A Região Nordeste também tem expectativa de temperatura acima da média, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e no norte da Bahia. Há previsão de chuva próxima ou abaixo da climatologia no centro-norte da região. Já no centro-sul, por causa do padrão de águas mais aquecidas do Atlântico Sul, podem ocorrer chuvas mais volumosas.

No Centro-Oeste, a tendência é de calor forte em todos os estados, com valores acima de 1ºC da média histórica. Também é esperada chuva próxima ou acima da média em praticamente toda a região, exceto no oeste de Mato Grosso, que deve ter volume ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Na Região Sudeste, as temperaturas devem ficar elevadas em todos os estados, com previsão de valores acima de 0,5ºC da média. A expectativa é que haja maior volume de chuva, principalmente em Minas Gerais, onde ela pode ser mais frequente e mais intensa.

No Sul, é esperado calor próximo ou ligeiramente acima do normal no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do último estado, possibilidade de valores na média ou abaixo dela. As chuvas devem ser mais intensas no Rio Grande do Sul, principalmente na parte sul do estado. Nas demais áreas da região, haverá chuvas irregulares, com totais próximos ou pouco abaixo da média.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem ferido por arma branca em Monte Carlo vai a óbito

Homem ferido por arma branca em Monte Carlo vai...

Rio Grande do Sul vive a pior tragédia climática da sua história

Rio Grande do Sul vive a pior tragédia climática...

Temporais no Rio Grande do Sul podem chegar a Santa Catarina

A frente fria que começou a ingressar pelo Oeste...

Quatro crianças se perdem e resgate dura 8 horas em trilha de SC

Quatro crianças se perdem e resgate dura 8 horas...

Denúncias de criadouros do mosquito podem ser feitas pelo Caçador Digital

Denúncias de locais com possíveis criadouros do mosquito Aedes...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem morre ao cair de pinheiro em Macieira

Um homem de 54 anos morreu no final da...

Outros Tópicos Interessantes